Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft faz um apelo razoável pela Nuvem

Microsoft faz um apelo razoável pela Nuvem

Pesquisa da Microsoft revela que entramos na era dos enormes investimentos corporativos em backups na nuvem.

11 anos atrás

Muito tempo atrás eu era analista em uma empresa relativamente pequena, mas com 40 filiais espalhadas pelo Brasil. A equipe de TI era meio faz-tudo, como costuma acontecer, então cometíamos o erro de delegar sem conferir.

Era nos primórdios da Internet, quando cheguei nosso link era de 64 kb/s, magicamente dividido entre mais de 100 funcionários, então backup online era algo inimaginável. Mesmo assim tínhamos nossa estrutura organizada, e o meu gerente era tão ou mais paranóico com perda de dados quanto eu.

Bolamos um plano onde diariamente os servidores principais eram backupeados em DAT, de forma incremental, e no final de semana um backup full era feito também. O ínfimo erro no plano só apareceu um dia que o HD do servidor foi pro caiaio.

Descobrimos que o estagiário adestrado para fazer o backup achava chato ficar de babá de fita, então fazia todos os backups somente uma vez por semana, e o backup full ele deixava rolando e ia embora, sendo que depois de alguns meses UMA fita não dava mais, era preciso trocar, e ele não estava lá pra isso.

Por MUITA sorte achamos em um HD velho boa parte dos dados perdidos, e a refeição do dia foi fiofó de estagiário.

HOJE isso seria inviável.

Cardoso_bigdataMS_12fev2013

Segundo o relatório “Global Enterprise Big Data Trends: 2013” da Microsoft, que entrevistou 280 profissionais da área, 63% das empresas têm mais de 100Terabytes de dados. Mesmo em HDs é inviável backupear isso localmente. Até soluções como essa fita de 6,2 TB da Imation são incômodas. Um backup completo equivale a 16 fitas. Mesmo que seus dados não cresçam, rapidamente estará sem espaço.

A solução de nuvem, seja Amazon, seja Azure, acaba sendo a saída, a Internet hoje já está rápida e confiável o bastante para permitir uso de aplicações remotas, pelo menos em situações que não sejam processamento de vídeo, por exemplo.

Pesquisando no Azure, 100 TB de armazenamento sai a US$ 7 mil por mês: na Amazon sai mais caro, mas é porque eu não sei usar a calculadora deles. E não, 7 paus por mês para empresas de verdade não é algo que doa no bolso, ainda mais com garantia de vários noves e um nome forte por trás que você possa processar caso dê caca.

Claro, usar nuvem como um grande HD é subutilizar a tecnologia, mas mesmo assim já me parece atraente. Em um modelo ideal inclusive, teria-se dados replicados em pelo menos dois providers, pois como dizem os freetards, vai que a Microsoft declara falência…

Fonte: MS.

relacionados


Comentários