Meio Bit » Arquivo » Indústria » Harry Potter já está na Internet, antes do lançamento oficial

Harry Potter já está na Internet, antes do lançamento oficial

17 anos atrás

hermione.jpg

Não, eu não estou bebendo. (só a Hermione) O livro está mesmo nas redes P2P da vida.

O assustador é que a editora investiu US$20 milhões para evitar isso.

Qual o melhor? investir 20 milhões agora, e ter o livro vazando quatro míseros dias antes do lançamento, ou economizar esse dinheiro e ter o livro pirateado no lançamento?

Não tem jeito, a pirataria, ainda mais de algo indefeso como um livro vai acontecer. Criar mecanismos para evitar isso, como a ridícula decisão de não oferecer uma versão eletrônica, na edição anterior (uma pirata saiu em 24 horas) só prejudica os compradores legítimos.

Harry Potter tem muitos, muitos fãs. Livros são objetos físicos, não conheço nenhum fã de verdade que não exiba, com orgulho, suas cópias. Bruce Schneier diz, com propriedade, que o tipo de maníaco que baixa centenas de páginas em JPEG é o mesmo tipo de leitor que no dia do lançamento estará na porta da livraria para comprar sua cópia.

Muita gente que vai baixar esse livro não vai passar da primeira página, e mesmo que passe, nunca pensou realmente em comprar uma cópia. Não dá para ser computado como perda. É diferente de filmes e músicas, onde há realmente uma perda (embora nem de longe o horror que as gravadoras e os estúdios choram).

Medo paranóico de pirataria só serve para fazer com que se ande para trás. Seja sabotando a popularização dos eBooks, seja com rootkits e outras técnicas que dificultam a audição de CDs em equipamentos não-convencionais (PCs).

A pirataria sempre vai existir. O que deve ser feito é prover bons produtos, a preços competitivos e privilegiar o usuário honesto. Eu pago, quero ser bem-tratado, quero um diferencial em relação ao que qualquer um consegue de graça nos sites. Disponibilizar uma versão para iPod junto com um DVD comprado é uma iniciativa excelente, merece nossa admiração.

Quanto ao Harry Potter, já me falaram que ele morre no final, a Hermione é filha do Legolas e o Gandalf assume Hogwarts. Ou algo assim.

Fonte: BoingBoing

relacionados


Comentários