Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Utilizando o Nikon Image Space

Utilizando o Nikon Image Space

11 anos atrás

No mês passado falamos aqui no Meio Bit que a Nikon estava reformulando seu serviço de armazenamento de imagens. O novo Nikon Image Spaces entrou no ar no dia 28 de janeiro prometendo levar uma nova experiência para aqueles que querem armazenar e compartilhar suas imagens na internet. Ao contrário do finado myPicturetown (o serviço anterior), ele não é fechado apenas para usuários de câmeras Nikon. Existem duas contas distintas. Uma é reservada para o público em geral e possui espaço disponível de 2GB. Já para quem possui uma câmera Nikon existe uma conta especial com 20GB de espaço em disco para armazenamento das fotos. Acho que o espaço da conta aberta já é suficiente para colocar muitas imagens no Image Space, mas os 20GB da conta especial é covardia.

nikonspace4

Ao entrar no endereço http://nikonimagespace.com/ nos deparamos com um design sóbrio e muito atraente. O site é totalmente em inglês e existem várias opções na parte inferior do site para iniciar a navegação pelos serviços oferecidos. No meu caso, criar uma nova conta, fui até a opção "members" que me levou a uma nova tela. Lá fui informado das duas opções: a conta Basic (2GB) e a conta especial (20GB). Aqui foi só clicar em Register Now para ser levado até um formulário básico de inscrição. Surpresa ao ver que não existe o Brasil na lista de países disponíveis para inscrição e nem o idioma português. Deixei marcado o inglês como idioma e o país como Estados Unidos, por ser o fuso horário mais próximo. Concordei com os termos do serviço e cliquei em avançar. Depois disso um e-mail é mandado para você terminar o seu cadastro. Após tudo terminado, o sistema oferece a opção de registrar um segundo e-mail ou número de telefone para o caso de avisos ao perder a senha. Essa parte do registro é opcional.

Depois de feito tudo isso é só voltar até a tela inicial e clicar em Login e, depois de um tempo um pouco longo para meu gosto, você finalmente está em seu painel de controle. Na primeira tela de boas vindas você já é convidado a fazer o upload de suas fotos. Existe nessa tela também uma lista de seus álbuns que já estão no site. Ao clicar em upload é indicado a você instalar o programa de envio das imagens em lote para o site. Como quem está na chuva é para se queimar, então aceitei instalar. Também é possível pular fora do aplicativo e fazer o upload através de um botão do site.

nikonspace

O programa é simples. Ele abre uma caixa em branco e você arrasta as fotos para dentro. Depois é só clicar em Start Upload e a mágica começa. Para testar os limites da coisa decidi jogar imagens com resolução máxima e ver a velocidade com que elas são enviadas. Dos seis arquivos enviados, dois foram um sucesso e quatro apresentaram erro. Infelizmente parece não ter um meio de reenviar esses arquivos sem começar o processo novamente. Como achei meio trabalhoso, e se você procura um serviço de armazenamento na internet o que você quer é conforto, então decidi ficar apenas com as duas imagens que foram enviadas.

nikonspace2

Agora que as fotos estão lá eu posso marcar de maneiras diferentes, mudar o nome do álbum, enviar por e-mail para amigos ou compartilhar com outro usuário do Nikon Image Space. Também é possível enviar essas imagens direto para o flickr ou para um álbum no Facebook com apenas um comando. Porém, e esse é um problema sério para quem quer mostrar suas fotos, o Nikon Image Space parece não ter uma galeria para o público que não está plugado no serviço, assim como o Flickr, o Picasa e qualquer outro serviço de galerias virtuais. E parece que isso é tudo mesmo que consigo fazer com a conta básica. Se você é usuário de uma câmera Nikon pode conseguir a conta especial e vai poder também compartilhar álbuns protegidos por senha e controle de quem pode fazer download de suas fotos. Ou seja, umas perfumarias.

nikonspace3

Assim como a própria Nikon está alardeando, o Nikon Image Space é uma solução de armazenamento de fotos em alta resolução na nuvem e com segurança. E o foco é justamente esse: Armazenamento. É possível compartilhar com o facebook, flickr ou mandar as imagens por e-mail e para isso o serviço funciona muito bem.

 

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários