Samsung Galaxy S4, também conhecido como “Galaxy S IIIS”, chegará ao Brasil no final de abril

Como previsto, o novo smartphone da Samsung foi anunciado oficialmente na quinta-feira e o aparelho que vazou na China parece tratar-se mesmo da versão chinesa do novo Galaxy S4.

O pessoal do PhoneArena pôde ter em mãos o novo smartphone Android topo de linha da Samsung e compará-lo com seu antecessor, o Galaxy S III:

A impressão que o tio Laguna tem é que a Samsung conseguiu fazer do Galaxy S4 um smartphone de tamanho menor e mais fino, conseguindo colocar uma tela 0,2 polegadas maior que a do Galaxy S III e com o dobro de definição: temos no Galaxy S4 uma tela Super AMOLED Full HD de 5 polegadas contra a tela 720p de 4,8 polegadas do Galaxy S III. A densidade de pixels da nova tela é de impressionantes 441 p/p, chupa Apple!

Entre outras características técnicas do Galaxy S4 temos:

  • Dimensões: 136,6 (altura) × 69,8 (largura) × 7,9 (espessura) milímetros;
  • 2 câmeras: a traseira de 13 megapixels (imagino o ruído fotográfico que o software tratará) com flash LED e a câmera frontal com 2 megapixels (daria para fazer vídeoconferência em 1080p);
  • A bateria removível terá carga de 2.600 mAh, quase o dobro da capacidade de um iPhone 4;
  • 8 sensores internos como acelerômetro e giroscópio, além de sensores de temperatura, umidade e o velho infravermelho para detectar a proximidade do rosto da pessoa ao falar no telefone;
  • Conectividade global 3G e LTE de até 100 Mb/s;
  • Temos também como conectividade wireless local o NFC, Bluetooth 4.0 e suporte ao Wi-Fi 802.11ac (até 1 Gb/s em teoria).

No que tange ao espaço para rodarmos aplicativos do Android 4.2.2 (Jelly Bean) sob a Touch Wiz, o Samsung Galaxy S4 terá 2 GiB de memória principal e 3 opções de memória secundária (armazenamento): 16, 32 e 64 GB com a notória opção de expandirmos tal memória com cartões micro SD(HC).

Sobre o desempenho, a Samsung lançará o Galaxy S4 com diferentes processadores dependendo da região: podemos ter o ótimo Snapdragon S4 Pro (são 4 núcleos Krait rodando a 1,9 GHz) ou o Exynos 5 Octa, um SoC da própria Samsung que disponibiliza 8 núcleos ARM onde apenas 4 deles rodam simultaneamente dependendo da exigência do software. Quando exigido ao máximo, teremos 4 núcleos Cortex-A15 rodando à freqüência de 1,6 GHz; enquanto os outros quatro núcleos Cortex-A7 somente serão utilizados em situações em que não é exigido tanto desempenho, poupando bateria.

Segundo o The Verge, a Samsung adotou uma das opções mais interessantes da Galaxy Camera: o modo “Eraser” captura várias fotos e detecta movimentos indesejados no segundo plano do ambiente, acabando com a festa dos penetras fotográficos.

http://www.youtube.com/watch?v=2LHv1FPd1Ec

Com relação à câmera frontal, o aparelho é capaz de perceber se os olhos do usuários estão atentos e, em teoria, poderia voltar a reproduzir/pausar algum vídeo que esteja sendo tocado no Galaxy S4. Não há ainda esse mesmo tipo de recurso para rolarmos a tela apenas com os olhos, então devemos inclinar o aparelho para isso ou tocar na tela (podemos inclusive usar luvas, as próprias unhas ou canetas específicas para manuseá-la).

Ambas as câmeras do novo smartphone Android da Samsung podem ser usadas simultaneamente para vídeoconferências, além de ser possível gravar recados de voz anexados às fotos capturadas e criar apresentações de slides. Por falar em apresentação, confiram o show que a Samsung fez na Broadway para apresentar o Galaxy S4:

http://www.youtube.com/watch?v=Yaw6CSaPnfk

No meio desse evento grandioso à la Disney, a empresa apresentou diversos acessórios, alguns compatíveis com o velho Galaxy S III e, dentre eles, o que mais chamou-me a atenção foi isto aqui:

Laguna_S4GamePad_16mar2013

Samsung Galaxy GamePad

A Samsung copiou o melhor layout de joysticks na minha opinião: além da porcaria do nVidia Shield, esse controle Bluetooth 4.0 imita lembra bastante os joysticks do XBox 360 e o Galaxy GamePad tem suporte a aparelhos com tela de até 6,3 polegadas.

Quando o Galaxy S4 será lançado?

Bom, preparem-se para uma enxurrada de comerciais sobre o Samsung Galaxy S4 no Brasil: a versão 3G dele chega aqui dia 26 de abril pelo precinho camarada de R$ 2.399,00 (16 GB). A versão LTE (4G) custará 100 reais a mais.

O tio Laguna tem certeza que se a Samsung lançasse uma versão dois chips mesmo por 3 mil reais, faria um sucesso danado: o brasileiro é multichip e a preferência nacional é o Android, inclusive até aposto no êxito deste tipo de aparelho da Motorola no país.

Tendência Apple?

Voltando aos topos de linha, é interessante notar que o Galaxy S4 é basicamente idêntico ao S III: no caso dos iPhones, a Apple usa basicamente uma estratégia chamada de “tick-tock”, onde num ano ela apresenta mudanças substanciais no layout externo do aparelho e no outro ano, o seguinte, ela apenas incrementa o interior. Assim como o The Verge, também fico admirado em ver como a Samsung chegou a esse patamar de tranqüilidade graças aos enormes investimentos no marketing.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples