Meio Bit » Arquivo » Games » Visando reestruturação, Atari pede falência nos EUA

Visando reestruturação, Atari pede falência nos EUA

11 anos atrás

dori_ata_21.01.13

Apesar de ainda ser sinônimo de videogame para muitas pessoas que não acompanham a indústria de perto, a Atari há muito tempo vem sofrendo com as decisões equivocadas de seus executivos e depois de ver o seu valor de mercado diminuir 34% no ano passado, quando o faturamento não passou de US$ 11 milhões de dólares e suas ações passaram a valer menos de 1 Euro, a divisão norte-americana da companhia resolveu recorrer à justiça para tentar dar a volta por cima.

Mais conhecidos pela criação de lendas como o Pong e Asteroids, de acordo com uma fonte do jornal Los Angeles Times, a Atari Inc. e três afiliadas entraram com um pedido de falência junto a corte de Nova York e com isso eles esperam se separar da Atari S.A. (antiga Infogrames), divisão francesa que desde 2008 controla a marca. Caso obtenham sucesso, a intenção é encontrar um companhia privada interessada em adquirí-la e então focar na criação de jogos para celulares ou que sejam distribuídos digitalmente.

Apesar de toda essa triste situação, em 2012 a Atari não esteve parada, pois além de uma parceria com a Zynga, que ficaria responsável pela publicação de um jogo inspirado no Pong e que seria escolhido em um concurso para desenvolvedores independentes, a companhia ainda anunciou sua linha de títulos para redes sociais e plataformas móveis, contendo games como o Deer Hunter Online, Dungeons and Dragons: Warbands, Outlaw, Centipede e RollerCoaster Tycoon.

É verdade que nem a área jurídica nem o mercado financeiro são minha praia, mas a sensação que tenho é que os caras estão usando uma espécie de trapaça para tentar ganhar um pouco de dinheiro (klapaucius?) e depois de ter visto a Atari morrer e ressuscitar por tantas vezes, acho que o melhor que poderiam fazer é deixar a marca descansar em paz e permanecer grande apenas em nossas memórias. Porém, basta saber que só o licenciamento do logo para outros produtos foi responsável por 17% do faturamento recente da empresa e se torna fácil entender o porque de tanto interesse em manter a marca viva por aparelhos.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários