Wikivoyage – Guia turístico gratuito da Wikipédia

A Wikipédia, sempre comprometida em lançar soluções gratuitas e completamente livre de direitos, lançou recentemente mais um site irmão da enciclopédia, o Wikivoyage. Ele será basicamente um guia turístico totalmente gratuito e aberto para a colaboração de qualquer usuário. As informações contidas em alguma página sobre um país são bem importantes para qualquer viajante e já oferecem conteúdo em português.

As informações não se restringem ao país, também disponibilizando informações úteis sobre as cidades que são onde a Wikivoyage mostra seu “poder” colaborativo. Utilizando um exemplo de um país que eu gosto, as informações contidas em uma página geral são: Capital (Copenhague), Tipo de governo (Monarquia Constitucional), Moeda (Coroa Dinamarquesa), Área (43.094km²), População, Idioma (Dinamarquês, que inclusive conta até com um guia de conversação, em desenvolvimento, para o idioma), Religião, Eletricidade (230V/50Hz), Código Telefônico, Internet TLD (.dk) e o Fuso Horário (UTC +1).

Helsingør_Station_HDR-648x432

Estação de Helsingør

É possível também ter acesso a outras informações gerais sobre o país: as regiões, as principais localidades e quais as formas de chegar até o país. Como a Dinamarca não é um país bastante visitado pelos brasileiros, seria preciso viajar da seguinte forma:

Não existem voos diretos entre o Brasil e a Dinamarca. A SAS (Scandinaviam Air System) chegou a operar em território brasileiro nos anos 80 e 90, bem como a Varig já teve voos para Copenhagen. É a principal empresa do setor naquele país, ainda que oficialmente ela pertença também a alguns países Escandinavos.

Assim como a SAS, a Braathens voa de Copenhagen para diversas cidades europeias. Resta a opção de chegar à Dinamarca através das principais empresas europeias fazendo uma conexão no país de sua bandeira. O mesmo vale para a brasileira TAM, que atualmente voa para Paris, Milão, Frankfurt e Londres, cidades que possuem voos diretos à capital dinamarquesa. Fonte: Wikivoyage

Entrando em um país mais conhecido, Brasil, é possível ter acesso a diversas informações bem interessantes como: Cultura, Festivais (caramba, tem festival que eu nem sabia da existência), Feriados, Clima e Destinos (quais os principais destinos, as praias, as áreas naturais, os centros históricos) e como chegar no país (seja de avião, de trem, de barco, de ônibus ou de carro).

Great_view-648x430

Algum lugar do Brasil

As vantagens do Wikivoyage vão além do fato de ser um guia turístico, permitindo conhecer um país sem sair do computador ou então preparar-se para uma jornada estilo mochileiro. Algumas informações me fazem querer visitar todas as cidades descritas na categoria Brasil, o Wikivoyage me faz realmente querer pegar uma mochila e sair andando por todas as cidades brasileiras. Aliás, quando falamos do estilo mochileiro, por que só pensamos na Europa e quase nunca no Brasil?!

Creio que nosso país beneficiar-se-ia bem mais se os brasileiros que vivem no Facebook/Orkut passassem mais tempo na Wikipédia/Wikivoyage criando/editando artigos que jogando “Colheita Feliz” ou FarmVille.

Relacionados: , , , ,

Autor: Yeltsin Lima

Estudante de Publicidade e Propaganda, Web Developer, gosta de escrever sobre tecnologia e raramente (agora) sobre ciência. Não sabe escrever biografias, muito menos a própria.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples