Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Workshop Retratos - o contraste da luz

Workshop Retratos - o contraste da luz

11 anos atrás

As Oficinas Culturais do Estado de São Paulo estão com inscrições abertas para a programação de férias. São oficinas e workshops que vão acontecer durante o mês de fevereiro em todo o Estado. Todas as áreas da produção cultural são contempladas nessa programação extra e a fotografia não poderia ficar de fora. Para encontrar a atividade mais perto de sua casa ou município é só entrar no site das oficinas e conferir a programação. Um dado importante a ser levado em conta é que todos os profissionais que ministram cursos nas oficinas culturais possuem comprovada experiência na área e os cursos são gratuitos para a população.

Nessa programação de férias eu recebi um convite inesperado da oficina. Ao contrário do normal, que são cursos introdutórios à fotografia, desta vez eles queriam algo voltado para quem já tivesse experiência, ou seja, um curso avançado. O tema foi deixado a meu cargo e o projeto deveria contemplar os quatro sábados do mês de fevereiro. Aqui uma pequena explicação quanto a questão do tema. As Oficinas Culturais possuem uma missão diferente de uma simples escolha de fotografia. Aqui estamos falando em cultura, então um simples curso introdutório ou avançado sem um tema específico seria uma falta de respeito para com o local. Então minha escolha foi pelo retrato, pois pessoas são o objeto mais fotografado no mundo todo, e sem falar que é a área que mais atuo. Dessa forma foi encaminhado o projeto Retratos -  o contraste da luz e o mesmo foi aprovado. No curso teremos 2 aulas totalmente teóricas e duas aulas práticas, sendo que uma será de retratos externos (ao ar livre) e uma com técnicas de estúdio.

Só o fato de não ser um workshop para iniciantes já me deixa feliz, pois fico livre para falar de outras coisas como composição, estética, arte, o conceito de beleza da sociedade e assuntos técnicos mais profundos como fotometria, direção de modelos, proporção de luz e uso de flash remoto fora do estúdio (strobist), além de poder mostrar toda a coleção de acessórios que tornam a fotografia ainda mais divertida. Se você mora na região de Presidente Prudente é só ir até a Oficina Cultural Timochenco Webhi e fazer sua inscrição. Junto com ela é necessário escrever uma carta de interesse, pois haverá seleção para as 15 vagas disponíveis.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários