Meio Bit » Arquivo » Internet » 10 sites para se aprender de graça na Internet

10 sites para se aprender de graça na Internet

Confiram dez ótimas dicas de cursos online gratuitos.

11 anos atrás

1197947341_89d0ff8676_z

Foto por Mark Brannan via Flickr

É fato que existem diversos sites com conteúdo bem rico mas a maioria deles é voltada para um público específico ou para uma função específica. O meu site, por exemplo, é voltado para dicas de WordPress. Os sites da Rede Escola são voltados para monetização, blogs, como ganhar dinheiro na internet, entre outros.

Entretanto, existem sites com ótimo conteúdo gratuito e até mesmo sob licença Creative Commons (alguns conteúdos são de Domínio Público) que possuem cursos das mais variadas áreas. Eu gostaria de citar alguns deles:

1) MIT Open Courseware

O MIT possui um banco gigantesco de cursos online gratuitos. Os cursos variam de Arquitetura para Ciência Cognitiva (acho que vou começar a fazer os cursos de ciência do MIT para ter uma base ao tentar escrever artigos sobre ciência aqui no Meio Bit. O que achas, André?). A maioria dos cursos está em inglês, entretanto ele disponibiliza alguns cursos em Português.

2) Khan Academy

O site da Khan Academy é outra obra virtual. Os cursos estão licenciados sob Creative Commons, o que permite que você possa copiar uma parte do conteúdo do curso em seu site. Todavia, você não pode vender (seria uma puta falta de sacanagem). Infelizmente as práticas só são concentradas em matemática (eu estou fazendo o curso de matemática, preciso relembrar de muita coisa), mas eles possuem milhares de vídeos para os mais variados assuntos.

3) Memrise

O Memrise é um pouco mais inovador, no quesito usabilidade, do que os dois sites citados anteriormente. Apesar de também ensinar "de tudo um pouco", ele foca mais na aprendizagem de novos idiomas. No momento eu estou aprendendo chinês. Os cursos são feitos de forma para "memorizar". Não é feito em forma de vídeo-aula, mais de um jeito bastante interativo.

4) Learnist

Em formato de Pinterest, o Learnist permite que os usuários/professores criem tópicos que podem levar para uma página externa, para um vídeo do YouTube, entre outros. Basicamente é um pinterest com texto ao invés de imagens.

5) Coursera

Creio que o Coursera seja um dos mais conhecidos da atualidade ao total são 213 cursos, disponibilizados gratuitamente por grandes universidades internacionais. Os cursos funcionam online, entretanto eles possuem data para início. Um exemplo é o curso de Introdução à Genética e Evolução que começou dia 4 de janeiro de 2013.

6) TED-Ed

Por si só, todo o site do TED é perfeito. Mais de 10 mil vídeos bastante informativos com as palestras dos eventos realizados internacionalmente. Percebendo o potencial educativo do site, eles resolveram lançar o TED-Ed, uma plataforma com diversos cursos gratuitos. Os cursos são bem interessantes como o de "Como nós vemos as cores?".

7) Udacity

O Udacity é um grande companheiro meu... Os cursos são mistos, entretanto, eles estão bem mais voltados para Desenvolvimento de Softwares e Hardware. Vários exemplos de cursos bem interessantes são disponibilizados na ferramenta, como o curso de Introdução a Ciência da Computação, Introdução à Física, Algoritmos e Redes Sociais, entre outros.

8) Duolingo

O Duolingo é um ambiente para você aprender um novo idioma. Para os brasileiros só está disponível o curso de Inglês. Entretanto é bem interessante a plataforma deles e funciona bem parecida com as outras: uma espécie de jogo virtual, com a opção de badges e ranking entre os amigos (estou na quarta posição com 642 pontos). Você aprende desde o básico (palavras como menino, menina, mulher e homem), artigos (an e a) até pronomes relativos e verbos. Um detalhe adicional: em alguns exercícios ele pede permissão para o microfone. Isso mesmo, ele faz uma análise de como o seu inglês está.

9) Slideshare

Apesar do SlideShare ser um espaço originalmente desenvolvido para armazenar apresentações, a quantidade de recursos que você pode encontrar sobre quase qualquer coisa é imensa. O melhor de tudo é que algumas apresentações estão disponíveis para download gratuito (basta ter uma conta no site).

10) Codeacademy

O Codeacademy é um espaço para quase todos os "nerds". Nele você pode aprender como programar em Javascript, Fundamentos da Web, Phyton, Ruby, jQuery e APIs. Tudo de graça e com um "faça você mesmo" na hora.

*Spam do Bem – PingMind

Apesar do PingMind não ser meu e sim de um desenvolvedor com a qual mantive bastante contato (antes de colocar um dos meus cursos lá), o site dele possui diversos cursos interessantes. E caso seja do seu interesse, aprender mais sobre WordPress, você pode dar um follow em meu perfil e acompanhar os cursos (o de desenvolvimento de temas para WordPress é pago, mas diversos outros que lançarei serão gratuitos).

ATUALIZAÇÃO (14-jan): fiz uma nova lista, agora com 10 sites de ensino à distância em português.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários