Meio Bit » Arquivo » Indústria » [ESPECIAL CES2013] - Ubuntu Phone

[ESPECIAL CES2013] - Ubuntu Phone

11 anos atrás

Agora que a CES2013 começou pra valer, tive a oportunidade de visitar alguns stands para conferir novidades das maiores empresas que estão exibindo na feira. Uma que me chamou a atenção inicialmente foi a Canonical, que estava demonstrando o tão falado Ubuntu Phone. Eu não apenas consegui manusear o aparelho, como tive uma demonstração realizada por ninguém menos que Mark Shuttlesworth, fundador da empresa.

O sistema ainda está bem cru, faltando uma série de features conforme informado pelo próprio Mark, mas o que chamou a atenção foi a navegação extremamente fluida e a qualidade da resposta dos comandos touch, além da interface ser muito bonita e intuitiva. Outro detalhe a respeito da navegação: uma série de soluções inteligentes para tornar a navegação mais agradável e rápida, sem aquela coisa engessada de rolar para cima e para os lados. Você pode, por exemplo, alternar entre as aplicações abertas apenas rolando a tela para o lado, sem ter a necessidade de minimizá-las e abrir em seguida. Além, é claro, da completa ausência de botões.

A logomarca do Windows apareceu de fundo meramente por acaso, não há mensagem subliminar.

Mark também disse que futuramente eles pretendem ingressar no mercado de tablets, mas por enquanto o foco da empresa é no desenvolvimento do ubuntu para smartphones. Um dos principais objetivos com isso é transformar a usabilidade do ubuntu num ecossistema, similar ao que a Apple oferece aos usuários com a integração entre os seus vários dispositivos.

Pelo tom da conversa, ficou claro que o objetivo da empresa é chegar para balançar o mercado com uma opção realmente a altura dos principais concorrentes, o iOS e o Android. Eu não duvidaria da Canonical. O Ubuntu é a distribuição Linux com melhor aceitação entre usuários por permitir uma experiência de uso excelente, não deixando nada a dever em relação ao Windows, o SO mais popular do mercado de desktops. Eles pretendem levar essa experiência para os smartphones que rodarem o Ubuntu Phone.

Uma adição muito bem-vinda ao mercado para acirrar a concorrência e obrigar todos a desenvolverem produtos cada vez melhores.

P.S.: peço desculpas por ter gravado o vídeo na vertical. Só me dei conta quando já havia terminado e não gravei de novo porque a demonstração estava bem concorrida (erro de newbie). [só me dá desgosto - Cardoso]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários