CuBox Mini PC. Sim, é Linux.

cubox

De todos os avanços tecnológicos a miniaturização dos computadores é o que mais me impressiona, pois –em termos relativos- o trambolho na minha mesa faz a mesma coisa que esse CuBox da SolidRun, que ocupa um volume de 55mm x 55mm x 42mm.

Consumindo ridículos 3W, a CPU Marvell Armada 510 (88AP510) ARMv6/ARMv7 de 800MHz, 1GB de RAM DDR3 e GPU Vivante GC600 conseguem exibir vídeo FullHD 1080p a 30fps, podendo rodar distros Linux kernel 2.6 em diante, ou Android 2.2.

Como armazenamento o CuBox pode usar o slot microSD e/ou você pode espetar um HD externo nas duas portas USB. na eSata ou também pode mapear um disco externo, via porta Gigabit Ethernet.

Além disso ele tem receptor IrDA para controle-remoto, HDMI 1.4a e S/PDIF pra áudio digital.

Não deve rodar Crysis muito bem, mas é um equipamento que serve como thin client, media centre ou mãe-client.

O CuBox Pro está em pré-venda, deve ser entregue no final de Janeiro. Custa US$159,99 no site do fabricante. Não tenho idéia se será lançado aqui nem qual será o nome que utilizarão por essas bandas.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples