Meio Bit » Arquivo » Indústria » Você conhece a do português e o Windows 8?

Você conhece a do português e o Windows 8?

11 anos atrás

É fato público que não ligo pra crianças. Não acho graça, exibo com orgulho a medalhinha, como devoto de São Herodes, mas se há uma área onde prefiro mil vezes trabalhar com criança, é TI.

Já fiquei tomando conta de filho de colegas no trabalho, o moleque nunca tinha visto um PC na vida. Olhou o mouse, mexeu, deduziu o funcionamento. Em alguns minutos estava fuçando TUDO, abrindo programas, experimentando. Uma hora chamou “tio, como saio daqui?” ensinei o ALT+F11, UMA VEZ e no final o guri era um usuário normal de Windows.

Com adulto é um inferno. Você explica o funcionamento do mouse com mais detalhes do que o Tolkien descrevendo as privadas da Terra Média, mas o corno não consegue associar o que você falou com o dispositivo, mesmo você mexendo na frente dele. Quando coloca a mão na bosta do mouse, o adulto pergunta “o que eu faço agora?” 

Adultos não são curiosos, não tem coragem de experimentar, ficam com medo de fazer algo errado e se você disser que o mouse move o ponteiro pra esquerda, tem que dizer que move pra direita, senão o FDP não vai tentar.

TODO Windows e TODO SO sofre com isso, vide o Linux se esforçando pra parecer Windows, mas com o Windows 8 o problema é maior. A nova tela inicial é um MISTÉRIO para os não-iniciados, e por mais que as telhas gritem “TOUCH ME FEEL ME” as pessoas ficam com medo. É algo desconhecido, o instinto da caverna escura vem à tona. Fogem.

O vídeo acima, produzido pela Microsoft Portugal é uma forma genial de demonstrar o quão simples é o Windows 8 E o quão idiota é um adulto com medo. Eles pegaram uma WinStore (ou MicStore?) em Lisboa e abordaram visitantes, oferecendo uma demonstração.

Quem vem e faz a demonstração é um miúdo serelepe com direito a banquinho pra poder chegar na altura dos computadores. Os clientes estranham, mas deixam a bola rolar, e acham um barato a demonstração ser feita por ele.

No final, a mensagem é que não há mistério no Windows 8, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte. Mas a lição mesmo é que seja no Windows 8, no 7, no Suse no MacOS ou no DVR da Sky, se você parar de mimimi, parar de “ah isso é complicado” e tiver CURIOSIDADE de aprender como o negócio, funciona, você conseguirá.

relacionados


Comentários