Quem diria: Windows virou programa de índio

2009-jeep-grand-cherokee-wallpaper

Um dos resultados da ineficiência do projeto de extermínio de populações nativas nos EUA é que acabaram com um número apreciável de índios vivos. Pior, eles não apreciam a idéia de ficar na Idade do Bronze, e gostam de se integrar na sociedade. Para completar, ainda praticam a ousadia de fazer isso sem abrir mão da própria cultura.

A sociedade branca por sua vez compensou os sobreviventes dos massacres do passado dando nomes de tribos para máquinas de guerra, helicópteros de combate e SUVs poluidores, como o Jeep Cherokee.

Algumas vezes, entretanto, a sociedade consegue ser legal. É o caso da Microsoft, que atendendo ao lobby de Tracy Monteith, um nobre guerreiro testador de software na empresa de Redmond. Cherokee por sangue e direito, Tracy insistiu por anos que fosse lançada uma versão do Windows com suporte ao idioma de sua tribo.

Com mais de 300 mil membros, a nação Cherokee se mostrou importante o bastante para que fosse formado um comitê de tradução, com tradutores profissionais, funcionários índios e até universitários cherokees voluntários.

O maior trabalho foi criar termos que não tinham equivalente, como folder, impressora, apito e email.

O pacote de idioma Cherokee será lançado oficialmente dia 19, e provavelmente estará disponível via Windows Update do Windows 8.

O projeto foi desenvolvido pelo Microsoft Local Language Program, uma iniciativa muito legal, que evita besteiras como as primeiras versões do Corel Draw, onde o ponteiro do mouse em cima da lente de aumento trazia a tooltip ‘”magnífico copo”.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples