Dell abandona mercado de celulares. Dejavu?

ripdell

Eu tenho uma relação de amor e ódio com a Dell. É a marca que mais recomendo quando me pedem dica de computador, pois sei que não vão me aporrinhar cobrando suporte. São pés-de-boi que nem os Lenovos e o Pentium IV da minha irmã funciona até hoje. Só que nunca foi uma marca pra consumidor final.

Em tempos onde até a HTC já fazia embalagens leais, meu Axim x51v aí da foto veio em várias caixas de papelão cor de papelão, sem nenhum cuidado com apresentação. Ótimo para o mundo corporativo mas não para pessoas.

Acostumada com vendas em quantidades industriais a Dell nunca entendeu o mercado formiguinha, nunca teve que criar um público do zero. Nada exemplifica mais isso do que as tentativas frustradas em lançar máquinas rodando Linux. As vendas eram pífias, e em poucos meses eram descontinuadas.

Com o mercado de PDAs foi até pior. A Dell chegou a ter o melhor equipamento do mercado, o já citado Axim x51v, mas em dois anos a família inteira foi exterminada. Depois disso ela saiu do ramo de portáteis, só pra voltar, com o Streak, um tabletfone trambolho, o Dell Venue, celular Android, e o Dell Venue Pro, celular Windows Phone.

Todos rodaram. Agora a Dell deixou bem claro: Está fora do mercado de smartphones. De vez. Jura. A sério..

O que incomoda não é o entra-e-sai (epa!) é que a Dell não dá chance a si mesma. A Samsung penou até conseguir produzir equipamentos decentes, mas insistiu, investiu e hoje é o único nome relevante fora Apple. A Dell poderia ter esse lugar, mas a cobrança interna parece impedir. Tudo tem que ser sucesso imediato, vender muito e vender rápido.

Diz a Dell que se dedicará aos tablets Windows 8.

Nós que já vimos o filme várias vezes, sabemos como vai terminar. Estou inclusive marcando na agenda para daqui a dois anos, para escrever sobre o triste fim.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples