Cuidado: Ubuntu é Spyware!

A denúncia vem direto da boca de Richard Stallman, Santo Padroeiro do Software Livre.

Em um post na Free Software Foundation Stalin Stallman classifica o sistema de buscas em desktop do Ubuntu como spyware e “código de vigilância”. A acusação é baseada no fato de que quando um usuário do Ubuntu faz uma busca local, a string de busca é enviada para a Amazon e usada para exibir publicidade.

A Canonical se defende. Claramente disputando com o Mr McAfee o título de milionário mais cara-de-pau, Mark Shuttleworth explica que NÃO é publicidade pois não cobram da Amazon as exibições. Diz que estão apenas atendendo ao desejo dos usuários e mostrando MAIS informações baseadas nas buscas. CLARO, afinal se eu busco Luciana Vendramini no meu desktop tudo que eu quero é um monte de links da Amazon.

Como toda boa declaração do Stallman, essa é mais uma tempestade em como d’água. Desligar as buscas online se resume a UM CLIQUE nas telas de configuração do Dash. É antipático? Com certeza, mas você já está recebendo um sistema operacional decente de graça, custa deixar os caras tentarem faturar pro leitinho das crianças? Nem é obrigatório, é opcional.

Nope. Stallman quer mais: Clama para que as pessoas que recomendam ou redistribuem sistemas operacionais livros removam o Ubuntu de suas listas, não o instalem em Install Fests, que avisem que ele está banido por espionagem.

Bela liberdade essa.

A Canonical já avisou que as buscas online vão continuar, são um recurso que aparentemente caiu no gosto dos usuários não-fanáticos. De resto, Microsoft e Apple agradecem. Concorrência autodestrutiva é o que já.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples