Meio Bit » Arquivo » Games » Perder o multiplayer online não é privilégio dos consoles

Perder o multiplayer online não é privilégio dos consoles

Glu começa a desligar servidores da GameSpy sem aviso e vários jogos perdem multiplayer online.

11 anos atrás

dori_flig_10.12.12

Quem joga em consoles sabe que nesta geração, com a popularização das partidas online surgiu um novo problema, o desligamento dos servidores por parte das desenvolvedoras, sempre alegando a falta de interesse das pessoas em tal funcionalidade. Isso faz com que o multiplayer através da internet deixe de funcionar nesses títulos e agora ficamos sabendo de um caso que começa a atingir os jogadores de PC.

Tudo começou quando a Glu adquiriu o GameSpy, conhecido serviço que antes pertencia ao site IGN e é responsável por oferecer servidores e toda a tecnologia que faz esses modos funcionarem. Para utilizá-lo as desenvolvedoras precisavam pagar uma taxa mensal, mas sem que nenhum aviso prévio fosse dado, os novos proprietários começaram a desligar os servidores de vários jogos mais antigos.

Um dos títulos afetados foi o Sniper Elite, o que fez com que a Rebellion soltasse um comunicado tentando se eximir da culpa. De acordo com a desenvolvedora, durante os últimos sete anos eles pagaram para que as pessoas pudessem continuar jogando online sem custo algum e que a decisão da Glu foi tomada sem que eles fossem consultados. Além disso, segundo eles as máquinas só poderão ser religadas mediante o pagamento de uma taxa de algumas centenas de milhares de dólares por ano, algo que se tornaria inviável para um estúdio independente e como para trocar de provedor seria necessário refazer grande parte do código do jogo, o custo seria igualmente elevado.

Através de sua página no Facebook o GameSpy alegou que nem a Namco nem a Rebellion mostraram interesse em continuar dando suporte ao game e entre os títulos que perderam o multiplayer estão o Microsoft Flight Simulator X, Hidden and Dangerous 2, Star Wars: Battlefront, Lord of the Rings: War of the Ring, Neverwinter Nights 1 e 2, Swat 4 e o Battlestations: Midway.

A Glu é aquela mesma companhia que desenvolve jogos para celular e algo me diz que após uma atitude tão estúpida ela logo aparecerá entre as empresas mais odiadas da indústria.

Fonte: PCGamesN.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários