Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Outro dia, outro produto-conceito idiota

Outro dia, outro produto-conceito idiota

11 anos atrás

laser-crosswalk

Antigamente “carro-conceito” era um negócio que andava, existia e havia sido projetado por uma equipe competente e criativa. Com o advento da Internet todo mundo tirou da gaveta idéias idiotas, jogou um Photoshop ou um 3DMax em cima e passou a montar portfólio.

Minha GRANDE implicância é com a inviabilidade técnica dos projetos apresentados. A maioria não resiste a 30s de bom-senso aplicado. Um exemplo: A tal geladeira que utilizaria um gel mágico para segurar os alimentos. Perfeito, lindo, mas no mundo real frutas e legumes soltam folhas, talos, cascas. Em dois dias o gel estaria UM LIXO. É como brincar de massa de modelar na areia.

Outro designer criou um sistema de postes fractais transparentes que circularia uma mistura de algas, que fariam fotossíntese e oxigenariam as cidades. Sim, o idiota inventou o conceito de “árvore”.

Agora um zé ruela que NUNCA bricou com uma ponteira-laser na vida, que dirá pesquisar sobre o assunto criou o conceito de uma barreira-laser para sinais de pedestres.

A idéia do JÊNEO é utilizar um laser para indicar quando é seguro atravessar. Só que esse infeliz andou vendo ficção científica vagabunda demais, lasers NÃO FUNCIONAM ASSIM.

É da própria essência do laser ser um feixe coerente de luz com dispersão mínima. Por isso um pew-pew-pew atirado na Lua chega, depois de centenas de milhares de Km com pouco mais de 3Km de largura. Principalmente: Lasers não são visíveis durante o dia. Ele precisa atingir algo. Se você conseguir ver o raio, ele está refratando na poeira em suspensão.

Como? Sim, há casos onde é possível criar um laser como o demonstrado na imagem, veja:

Entendeu como? É só aumentar a potência do laser. No caso 1W.

Isso mesmo: Para gerar um feixe visível como o sugerido pelo designers seria preciso um laser de vários Watts, sendo que qualquer coisa acima de 7mW já exige óculos de segurança e um laser de 1W em qualquer parte de seu corpo acabará com seu dia. Nem quero imaginar a potência pra produzir a “visão” do “designer”.

O sujeito sugeriu o equivalente a utilizar sabres de luz como corrimão de escadas.

Fonte: GL

relacionados


Comentários