iPhone 5 será lançado no Brasil (e na Rússia) daqui a 10 dias: ele será mais popular que o Bada?

Nós usuários e donos de iPhones somos uma elite aqui no Brasil: enquanto os celulares Apple, incluindo o recém-lançado iPhone 5, estão dando bons tapas nos Androids* lá nos Estados Unidos, as vendas dos iPhones representam somente 0,4% do mercado brasileiro de smartphones.

Isso de acordo com o levantamento da Kantar Worldpanel ComTech, que aponta declínio nas vendas de telefones celulares com outros sistemas operativos que não o Android: smartphones com Symbian, Blackberry OS, Windows Mobile, Bada ou iOS não têm tido boas vendas nas lojas brasileiras.

Laguna_FolhaSmartBR_03dez2012

iOS perde para o Bada nas lojas brasileiras!

Analistas brasileiros dizem que a suposta culpa, de os smartphones Apple serem pouco procurados nas lojas brasileiras, seria da famosa estratégia da empresa em possuir um único produto top e poucos modelos derivados dele enquanto há zilhões de telefones celulares Galaxy, Xperia e RAZR. Sério que ninguém levou em conta que boa parte dos iPhones no Brasil são de origem estrangeira (o iPhone 4S do tio Laguna é alemão) e tais importações não entram nos dados de vendas das lojas?

Enquanto os iPhones são um fracasso nas lojas brasileiras, outro país emergente receberá hoje a iTunes Store com muito amor: trata-se da Rússia. Naquela enorme federação, o povo simplesmente não compra música e a pirateia assim como todo conteúdo digital, situação não tão diferente do Brasil: a Rússia representa um dos últimos grandes mercados inexplorados em se tratando de smartphones e acho interessante a Apple cobrar preços bem baixos para competir com a cultura da pirataria ali.

Na sexta-feira da próxima semana, dia 14 de dezembro, a Mãe Rússia receberá o mais novo filho da Maçã de Steve Jobs: o iPhone 5, smartphone esse que também estará disponível oficialmente nas lojas brasileiras naquela mesma data russa. E por um precinho “camarada”, não duvido… Ô Lucro Brasil!

Em qual dos 101 países você comprará seu iPhone 5?

*De acordo com a comScore, a Apple ultrapassou a LG nos Estados Unidos e foi a segunda maior fabricante de smartphones vendidos em outubro naquele país, perdendo apenas para a Samsung. Como o tio Laguna já havia mencionado no final de outro texto, o iPhone 5 foi o telefone celular mais vendido nos Estados Unidos naquele mês.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples