Meio Bit » Arquivo » Games » Double Fine tenta nova maneira de financiar projetos

Double Fine tenta nova maneira de financiar projetos

11 anos atrás

Em um indústria um tanto quanto conservadora, é extremamente prazeroso ver que algumas empresas tentem encontrar maneiras diferentes para se destacar e o que me faz colocar a Double Fine entre os meus estúdios preferidos é que, além de criarem jogos que fogem do lugar comum, eles também estão sempre buscando alternativas para bancar as ideias inusitadas que nascem em suas instalações.

No primeiro semestre deste ano a companhia fundada por Tim Schafer já havia mostrado às editoras e outras desenvolvedoras que era possível bancar a produção de um game apenas contando com o apoio dos jogadores e agora ficamos sabendo de sua nova investida, pedir que a comunidade escolha quais projetos deverão sair do papel.

Funciona mais ou menos da seguinte maneira: Todos os anos a Double Fine faz com que seus funcionários parem tudo o que estiverem fazendo durante duas semanas, período em que o objetivo passa a ser a formação de equipes para que protótipos sejam elaborados. Do Amnesia Fortnight Project, como é chamada a iniciativa, nasceram títulos que acabaram se tornando realidade, como o Costume Quest, Stacking, Once Upon A Monster e o Iron Brigade e dessa vez eles pensaram numa maneira de permitir que o público votasse nos conceitos, mas a coisa fica ainda mais interessante.

Os caras fecharam uma parceria com o Humble Bundle e por isso podemos pagar qualquer valor acima de US$ 1 e ter acesso aos quatros jogos mais votados pelo público - assim que eles forem concluídos, é claro - e ainda por cima com direito a uma chave para ativá-los no Steam, além de acesso aos protótipos do Costume Quest e do Happy Song, que depois virou o Once Upon a Monster.

Outro detalhe interessante é que teremos acesso ao live streaming do processo de desenvolvimento desses jogos, algo que durará entre duas e três semanas. Portanto, está aí uma bela maneira de ver como funciona o processo de criação de um game, além de poder adquirir, por um preço acessível, quatro títulos provavelmente bastante criativos.

relacionados


Comentários