Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Star Wars faz 30 anos!

Star Wars faz 30 anos!

17 anos atrás

Star Wars. Existe pouca gente que nunca tenha ouvido falar. Darth Vader ainda é o maior ícone do mal e as referências ao filme estão em toda parte: filmes, seriados, blogs, desenhos animados, quadros de humor, livros, etc. Faz parte da cultura e dos sonhos.

Mas o filme causou outra revolução, a tecnológica. As técnicas de filmagem e efeitos especiais usados simplesmente mudaram a história do cinema. O próprio George Lucas disse que estar próximo do Vale do Silício na Califórnia ajudou ter uma visão melhor do que poderia ser feito.

Na época, simplesmente não existia uma empresa especializada em efeitos visuais e especiais. A Industrial Light & Magic foi criada para Star Wars e sua evolução passou de maquetes e câmeras em ângulo para fazendas de renderização em rede.

A indústria da computação gráfica nasceu, praticamente da noite para o dia, por causa de Star Wars. Computadores mais potentes foram desenvolvidos para as pesadas tarefas de efeitos e softwares foram criados para acelerar o desenvolvimento. Hoje existem vários deles e a capacidade de processamento nos deixa usá-los em nossos desktops, como o Maya, Lightwave e 3DStudio.

Hoje em dia, a franquia é um Império de 13 bilhões de dólares e também inaugurou o merchandising de forma nunca vista antes em filmes.

Quando filmou Episode IV: A New Hope, Lucas acreditou no potencial de sua criação e não cedeu os direitos de eventuais seqüências para a Fox. Quando o primeiro filme bateu todos os recordes de bilheteria e transformou-se em fenômeno mundial, ele fez o seguinte acordo:
Vocês podem distribuir as seqüências e patrocinar o filme, mas todo o merchandising dele é da Lucasfilm e o franchising também.

Esse foi o negócio que permitiu que hoje, 30 anos depois, George Lucas ainda seja o dono, sozinho, de sua criação. A Fox beneficiou-se muito, é claro, como afirmou Alan Ladd Jr, seu ex-presidente. Ganhou tanto dinheiro que tornou-se um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo. E isso deve-se aos negócio$ gerados por Star Wars.

Para se ter uma idéia, apenas a venda de Legos com o tema de Star Wars já faturou 1 bilhão de dólares. E não pára por aí. Novos produtos já estão sendo criados para aproveitar o embalo da série para televisão que está sendo criado.

Em tempo, o mais novo projeto é a produção e filmagem de Indiana Jones IV, que já apareceu muito tempo atrás em um adventure para PCs. Era a procura por Atlântida.

Fonte: MSN

relacionados


Comentários