Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Para Carl

Para Carl

Hoje Carl Sagan completaria 78 anos.

11 anos atrás

No dia de hoje, 78 anos atrás nascia Carl Sagan, um cientista que fez toda uma geração perceber o quanto somos pequenos, insignificantes e imensamente importantes. O quão pouco sabemos e, mesmo assim, quão deslumbrante o Universo pode ser.

pioneer

Com a placa da sonda Pioneer. Um dia pode ser uma das únicas indicações de que a Humanidade chegou a existir.

Enquanto em tantos templos era ensinado ódio e submissão, adoração e medo do desconhecido, Carl ensinada a amar a incomparável sensação do descobrimento, do aprendizado. Ele nos mostrou o quanto conseguimos em tão pouco tempo de vida enquanto espécie, e o que poderíamos vir a ser, se superássemos nossas ridículas diferenças.

Talvez o mais eloquente discurso de Sagan seja o Pálido Ponto Azul, escrito depois que, a seu pedido, a Voyager I apontou sua cámera para a Terra, fazendo uma última fotografia antes de deixar o Sistema Solar. A seis bilhões de km de distância, tudo que fomos, toda nossa História, se resume a um pixel:

Pale_Blue_Dot

Logo depois da metade da faixa clara no alto, o pontinho claro. Somos nós.

O texto de Sagan foi brilhantemente captado por Guilherme Briggs, aquele ator, dublador e cachorro de pelúcia nas horas vagas. A interpretação mais as palavras de Carl conseguem aquilo que só a Ciência é capaz: Criar um senso de humildade sem subserviência e humilhação. Nosso tamanho diminuto não quer dizer que somos bactérias, e sim crianças.

relacionados


Comentários