Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Comparando Sensores de Câmeras

Comparando Sensores de Câmeras

11 anos atrás

Essa faz parte da aula de fotografia básica. O tamanho do sensor é importante para a qualidade da fotografia e os megapixels não possuem função nessa qualidade, apenas no tamanho máximo de impressão da fotografia. Acho que todo mundo já entende isso, não é? A fotografia analógica (certo, sei que esse não é o termo correto, mas é bem didático) essa também era uma verdade, pois as câmeras de médio formato, com filmes com área maior do que o filme 35mm, conseguiam um resultado muito melhor quando falamos em qualidade de imagem.

Pixel, para quem não sabe, é um dos pontos que formam uma imagem digital e, no sensor, esse ponto é a unidade que capta luz. Quanto maior o pixel, maior será a quantidade de luz que ele vai conseguir captar na hora de fazer a foto. Isso melhora muito a qualidade da imagem, já que fotografia é luz. Quando aumentamos a quantidade de pixels em um sensor o que acontece na prática é que eles ficam menores, captando uma quantidade menor de luz e gerando problemas em sua imagem, como o surgimento do ruído. Também sabemos que por muitos anos os fabricantes de câmeras compactas usaram a quantidade de pixels no sensor para ludibriar consumidores incautos que pensavam que isso estava ligado intimamente à qualidade da imagem quando, na verdade, era um fator que levava à degradação do resultado final.

Pensando nisso fica mais bacana ainda o serviço prestado pelo site Digital Câmera Database. Coisa simples, mas muito informativa e com cálculos que nem todo mundo tem chance ou paciência de fazer. Em resumo o site compara as características dos sensores de duas câmeras diferentes e coloca o comparativo em forma de gráficos com as informações. Segundo o site existem 3281 câmeras cadastradas no sistema de variadas marcas. Dei uma olhada e os principais lançamentos atuais já estão cadastrados, assim como algumas câmeras antigas.

Só para ter uma base de comparação, coloquei para brigar a nova Canon Powershot SX50 HS (12 megapixels) com a Canon EOS 5D Mark III (22 megapixels). Sei que se trata de uma covardia, mas os resultados são interessantes. A 5D Mark III possui um sensor 2936% maior, assim como um pixel 1565% maior. A densidade, um fator importante, é 1.555% menor na 5D Mark III. Óbvio que esses resultados já eram esperados e reflete a grande superioridade da câmera reflex. Mas, comparando a SX50 HS com o modelo anterior, a SX40 HS a coisa fica diferente. As duas câmeras possuem 12 megapixels e o sensor CMOS com a mesma área, mas existe uma leve diferença na quantidade e no tamanho do pixel. De modo geral,  a SX40 HS possui o pixel 7% maior e uma densidade 6% menor.

Óbvio que existem outros fatores a serem levados em conta para medirmos a qualidade da  imagem, como o processador e o algoritmo que está rodando na câmera, mas essa comparação já é um bom começo para auxiliar em sua escolha.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários