Meio Bit » Arquivo » Indústria » Tim Cook vê o Surface como um “DeLorean que flutua na água”

Tim Cook vê o Surface como um “DeLorean que flutua na água”

Tim Cook diz que o Surface é um produto confuso, enquanto Steven Sinofsky acha que o iPad mini não vale o preço que a Apple cobra. Quem estaria com a razão?

11 anos atrás

Na manhã da terça-feira da semana passada, o aniversário de 11 anos do iPod foi comemorado com o anúncio de novos produtos Apple numa palestra realizada no California Theatre: por lá, Tim Cook deu bom dia aos convidados esfregando na concorrência os 5 milhões de iPhones 5 vendidos apenas no primeiro final de semana, tornando-se o smartphone mais rapidamente vendido da história.

Laguna_iPadminiPT_31out2012

Frase de efeito do iPad mini lusitano: “De longe, um iPad.”

Outro número interessante foram os 14 milhões de iPads vendidos no último trimestre, número esse que encorajou o presidente executivo da Apple a alfinetar o Surface RT, lançado sexta-feira:

Parece um produto comprometido, bastante confuso.
[Tim Cook diz não ter usado um Surface ainda.]
Um dos maiores desafios no desenvolvimento de um produto é podar recursos pouco interessantes e decidir de facto como o produto deveria ser: fizemos isso com a linha iPad e a experiência dos usuários tem sido incrível. Você pode até projetar um automóvel voador que flutua na água, mas duvido que esse carro faria todas essas coisas tão bem.

Em resposta, Steven Sinofsky, chefe da divisão Windows, disse que a Microsoft e suas parceiras fabricantes de PCs oferecem máquinas completas por preços bem menores que o iPad mini:

Esses fantásticos laptops completos com Windows 8 Pro estão sendo vendidos por US$ 279, enquanto certos tablets com minúsculas telas de 8 polegadas saem a 329 dólares. Computadores produzidos por empresas como a Acer, Lenovo e Dell conseguem ser baratos pelo trabalho de engenharia que impulsiona o custo baixo. São máquinas que conseguem ser mais úteis aos estudantes universitários que tablets: enquanto um iPad pode ser bom para entretenimento numa viagem curta, um dispositivo como o Microsoft Surface pode ser suficiente até mesmo para uma longa viagem de negócios.

Sinofsky também disse que, embora o Windows 8 RT não rode programas x86, essa versão ARM teria bastante apelo para competir contra os iPads. Concordando com ele, temos o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, desdenhando também o Nexus e Kindle Fire em entrevista à CNBC:

Laguna_SteveBallmer_31out2012

Steve Ballmer: “Surface é um produto de primeira!”

Ninguém ainda lançou produtos úteis que você quer e pode realmente usar: o Windows 8 disponibilizará novos computadores mais criativos ao mercado, sejam notebooks, desktops ou os novos tablets x86 nos quais você pode tocar na tela e interagir com novas informações em tempo real. Francamente, não há aparelho disponível no mercado hoje, nem da Apple, nem da Google, nem da Amazon, que permita você trabalhar e entreter-se sendo seu computador pessoal e tablet recreativo ao mesmo tempo, não pelos preços que temos.

Quem estaria com a razão?

Embora deseje um futuro iPad mini com A6, o tio Laguna pagou R$ 269 para ter a caixinha do Windows 8 Pro e estou gostando do desempenho do sistema, aparentemente mais rápido que o Windows 7.

Espero tratar-se de uma questão de tempo, mas ainda estou tentando me acostumar com a Tela Iniciar no lugar do, na minha opinião prático, Botão Iniciar. Talvez até à chegada do Surface Pro eu possa me decidir melhor sobre a compra de meu futuro tablet.

relacionados


Comentários