Home » Meio Bit » Os maiores fabricantes de laptops

Os maiores fabricantes de laptops

12 anos atrás

Responda rápido: quem é o maior produtor de laptos do planeta? Lenovo? Dell? HP? Toshiba? CCE?laptop.gif

Nada disso: é a Quanta, sediada em Taiwan. Ela fabrica em regime de OEM para a Dell, Compaq, Gateway, HP, IBM, Sony, Sharp, Fujitsu e Siemens. Ah! E também comercializa sua própria marca. Logo atrás, vêm as fábricas Compal, Wistron, Inventec e Asus. Essas cinco dividem 86,6% do mercado mundial de laptops.

Em 2006 as vendas de micros portáteis cresceram 24,6%, chegando a 72,6 milhões de unidades. Este ano, devem ultrapassar as 89 milhões de unidades.

Talvez seja a hora de rever seus conceitos e deixar a "marca" de lado, economizando alguns trocados ( exceto no caso da Asus, que tem preços bem salgados ).

[via Extremetech]

relacionados


Comentários

15 respostas para “Os maiores fabricantes de laptops”

  1. Pablito disse:

    Bem, não eh bem assim.

    q eu saiba o Apple MacBook Pro eh a Asus q fabrica, e o MacBook eh a Quanta.

    Pode até ser a mesma empresa, mas os processos, certificações, controle de qualidade, peças para a montagem, etcetal, COM CERTEZA não são os mesmos.

    Resta saber como q eh feito o negócio.

    Hum, o Xbox da MS teve uma leva fabricada no Mexico. Eram ótimos os consoles, tinha um acabamento soberbo. Depois vieram uns +- made in thailand.

    Eu qdo compro máquinas fotográficas digitais, relógios, etc., procuro sempre pelos Made in Japan. Sempre vejo carregamentos identicos, mas uns veem da China e outros de tigres asiáticos e outros do Japão.

    Creio q os japoneses são melhores.
    Com os relógios Casio eh sempre assim!

    Acho q se contrata essas empresas de montar para aumentar a produção .. tipo uma terceirização né?!

  2. Mesmo sendo fabricado pela mesma empresa, a qualidade dos componentes e o controle de qualidade dos equipamentos é diferentes.

    Por exemplo, os Dell´s são testados 1 em 10, os Sony 1 em 1, e etc... Mesma fabrica quase sempre não quer dizer mesma qualidade.

  3. mdantas disse:

    Não manjo nada de notebooks, mas os Asus realmente são bons?

  4. Jim-SP disse:

    Eu não gosto dos notebooks Asus... Pelo preço você compra Sony ou HP que definitivamente são melhores...

    A questão de marca importa sim, basta colocar um ao lado do outro que já percebe-se rapidamente a diferença, a começar pelo acabamento...
    Já vi dell com rebarba de plastico!! é sério!!
    outro detalhe que faz muita diferença no preço do notebook e varia muito de uma marca para outra é a qualidade da tela, não estou falando da RESOLUÇÃO, falo da nitides, do brilho, Sony é incomparavel nesse quesito...
    um aspecto importante e que tambem faz diferença em preço de notebook é autonomia da bateria, acer por ex. costuma ser mais barato, porem as baterias duram super pouco...
    quem tem acer com video dedicado sabe que eles tendem a esquentar um pouco (não chega a desligar pois o aquecimento não é do processador e sim do dispositivo de video), pergunte para alquem que possui sony com essa mesma caracteristica se isso acontece, claro que não!
    e por ai vai, marca é importante sim, e tem esses fatores listados acima tambem, processos de fabricação, qualidade de componentes etc.

    Uma dica para quem está comprando o primeiro notebook,
    aqui no Brasil tem muito equipamento RF (REFURBISHED), isso ao contrario do que é dito em muitos Foruns e até mesmo por tecnicos e lojistas, NÃO VALE A PENA, É FURADA, JOGAR DINHEIRO NO LIXO!
    todos os argumentos em defesa são dentenciosos e questionaveis, procure notebook que seja "bom",
    tome cuidado tambem com lojas virtuais, pois a maioria não fornece Nota Fiscal, não possui loja fisica, não tem laboratório e por ai vai... olhei o registro de uma esses dias, uma tal de notetech... é assustador! o responsavel é uma casa de frigorifico!!!! SÉRIO!! maior bucha!
    Não compre o notebook sem ver, isso é IDIOTICE! vá na loja, teste o equipamento, verifique a procedencia (normalmente o fabricante diz se é ou não é RF), tome os cuidados basicos, caso contrario, VC VAI JOGAR GRANA NO LIXO... e é Sério!

  5. viniciusfs disse:

    É o que os caras falaram acima.

    A Quanta fabrica notebooks para várias marcas mas é claro que a qualidade de um equipamento que sai com a marca HP é diferente do que sai com a marca Dell.

    Nesse caso eu só peguei duas marcas não quis comprar HP com Dell pra dizer qual é melhor, foi apenas um exemplo.

  6. HaseoBR disse:

    Eu estou me preparando para comprar um notebook, e ja procurei por esses fabricantes, mas aqui no Brasil não tem, e o custo de importação acaba tornando inviável. Seria tão bom se alguma fabrica viesse para nosso país, que tem um bom publico ainda para comprar notebooks.

  7. Bom, eu comprei um note HP no fim de janeiro e posso dizer duas coisas:
    1 - O produto é excelente e superou as minhas expectativas.
    2 - A HP Brasil é um lixo muito grande, mas muito grande mesmo... o suporte é horrível e mal preparado, eles prometem coisas e não cumprem e tudo é terceirizado.
    Concusão: só compre HP se você souber resolver todos pepinos sozinho. O suporte deles sempre tenta arrumar uma desculpa pra colocar a culpa no software ou pede pra você ligar pra microsoft em situações absurdas.

  8. tiagobugarin disse:

    Outra marca brasileira (?) para laptops é a Amazon PC. Um amigo comprou um laptop deles no final de 2006 e ainda não apresentou problemas de nenhuma espécie. Ele roda Ubuntu Linux nesse laptop e tem suporte para quase tudo, com excessão da camera embutida.

  9. HaseoBR disse:

    o problema do Amazon PC é que até agora não achei um com uma configuração boa. Quero um robusto para substituir meu desktop. Estou pra comprar um Sony Vaio, falta apenas confirmar se a loja é de confiança. A loja é a Notebook Century, se alguém ja comprou nela por favor escreva ai sua experiência. É só o que falta pra eu fechar negocio!

    • Anônimo disse:

      compei todo entusiasmado um hp pavilion dv7 4287cl nessa loja, veio tudo certinho em mais ou menos 10 dia,até ai tudo bem,mais quando eu descobri que ele tinha problema,ele desligava em mais ou menos 3 minutos de uso,ummmmmm!aí que a dor de cabeça vei,tentei entrar em contato com eles e só foras eu recebia eles pediam pra que eu levasse pessoalmente até em sua loja,mais eu nao podia era longe, em outro estado,perguntei se tinha como outra forma?e tinha, que eu desse 297 reais pro correio entregar até a loja,nem isso eles quizeram pagar,levei o caso até a justiça,e eles foram obrigados a arrumarem o note,eu te recomendo comprar em um site que tenha uma loja bem prócima de sua casa,como as lojas americanas,ou ate mesmo longe como o shoptime,certo,porque assim se der problema voce estará procimo a esta loja,ja o shoptime nao tem BUROCRÁCIA para lhe atender e concertar o produto,espero ter te ajudado,abrçs!

  10. pauloevv disse:

    Mas "marca" ainda é muito importante, pois ela oferece garantias, que xing-ling não tem. 🙂

  11. jonasnzig disse:

    Bom, pelo jeito, to vendo que todo mundo é engenheiro de qualidade de fábricas de enorme escala...
    Em primeiro lugar, quando se trabalha com informática há mais de 13 anos tu tem a certeza de que se paga, e muito, a marca de um produto, isso é logico, algumas tem muito mais agressividade no seu merchandising do que outras, e isso tem que dar retorno, algo lógico no mercado de consumo, "a propaganda é a alma do negócio", alguém já leu isso em algum lugar?!?!
    E em segundo, alguem já ouviu falar em padrão mundial de qualidade ISO?!?! Pra quem não saiba o que significa a ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE PADRONIZAÇÃO dá uma pesquisada no wikipedia que lá tem tudo, mas voltando ao assunto, controle de qualidade ISO, normaliza, ou seja, padroniza a linha de produção, fazendo com que todos os produtos da mesma fábrica tenham a mesma qualidade.
    Acho que possa ter ajudado todo mundo q tenha dúvida sobre a qualidade dos produtos que estão comprando.

  12. Christian Mendes disse:

    Só sei que a 2ª maior é a tal da Acer, que por cinal e muito boa msm.