Home » Meio Bit » Internet » Contre Jour é arma da Microsoft para divulgar Internet Explorer 10

Contre Jour é arma da Microsoft para divulgar Internet Explorer 10

6 anos e meio atrás

Embora não tenha alcançado a mesma popularidade de um Angry Bird, no final do ano passado os dispositivos iOS ganharam um jogo levemente inspirado na história do Pequeno Príncipe que conseguiu se destacar pela bela execução e por sua jogabilidade simples, porém viciante.

Tendo recebido da Apple o prêmio de App do Ano para iPad, Contre Jour logo chamou a atenção da Microsoft, que imaginando transformá-lo em um web game enxergou ali uma ótima maneira de divulgar a habilidade do Internet Explorer 10 de trabalhar com HTML5, além de poder ser uma excelente forma de entretenimento para tablets rodando Windows 8.

O problema é que o criador do jogo, o ucraniano Maksym Hyrniv, não acreditava que seria capaz de oferecer a mesma qualidade se o jogo rodasse através de um navegador e foi então que a persistência (e os dólares) da Microsoft entraram em ação, com a companhia dispondo-se a trabalhar junto com ele na criação de um estágio para mostrar que a parceria poderia dar certo e após alguns meses de trabalho, o incrível resultado pode ser visto no trailer abaixo ou melhor, através deste link.

Como a intenção da iniciativa era mostrar que jogar pelo browser poderia ser tão satisfatório quanto num smartphone ou tablet, após experimentar o jogo no Firefox (desculpa aí Microsoft), posso dizer que a missão foi cumprida e tudo funciona de maneira tão fluída que nem me lembrei que estava usando o mouse e não uma tela sensível ao toque, muito menos de que se tratava de um game que não estava instalado no meu computador.

Para quem quiser saber como foi todo o processo de adaptação do Contre Jour, nesta página há um making-of bastante detalhado em português, além de um pacote com os códigos e arquivos do game, o que pode ser de grande ajuda para quem deseja começar a criar jogos em HTML5.

[via Polygon]

relacionados


Comentários