Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Problemas com a câmera do iPhone 5

Problemas com a câmera do iPhone 5

11 anos e meio atrás

Todo mundo que adora a Apple ficou muito feliz com o lançamento do iPhone 5. Do ponto de vista fotográfico o aparelho é adorado por muitos fotógrafos que o elegeram como uma importante ferramenta para praticar o olhar no dia a dia via Instagram, ou qualquer outra rede social. No anúncio oficial do equipamento já podíamos ver que a parte da fotografia recebeu uma atenção especial e que haviam novidades quanto a quase todas as partes da lente e do processamento interno da imagem. A câmera possui 8 megapixels de resolução máxima utilizando um sensor CMOS retroiluminado e com abertura máxima de diafragma em f/2,4. Também encontramos um filtro infravermelho híbrido e a lente construída com 5 elementos com o elemento externo de Sapphire lens que seria mais resistente a riscos.

Porém, nem tudo são maravilhas. Vários usuários ao redor do mundo vêm relatando um problema irritante em relação à nova câmera do equipamento. Em situações de altas luzes as fotos vem apresentando um halo púrpura na imagem. Ao que parece esse não é um problema isolado, pois existem várias reclamações pipocando pela internet e vários sites já fizeram testes comprovando o problema. Inclusive, vários desses sites fizeram fotos utilizando o iPhone 4S e o iPhone 5 demonstrando que o problema não existia na versão anterior.  Porém, essa aberração cromática  não acontece com todos os iPhones, mas com uma parte considerável. A Apple foi procurada para se pronunciar, mas até agora nada foi explicado. Na ausência de um posicionamento oficial, várias teorias vêm se desenvolvendo. Alguns dizem que a culpa é do cristal de safira que está refratando a luz na coloração púrpura. Outros culpam o novo algoritmo de redução de ruído e existe até quem afirme que o rolo todo está sendo causado pelo filtro infravermelho.

Independente do problema, a coisa já está tão espalhada que uma atitude deve ser tonada pela empresa. Se a aberração for causada por software então a solução é simples e logo deve sair uma atualização para deixar todo mundo feliz. Agora, se o problema for realmente a  lente então a coisa fica mais difícil. Um recall pode ser necessário, ou alguma solução de equalização da aberração via software (a popular gambiarra) para poder deixar os consumidores mais satisfeitos. Para quem usa Instagram deve estar tudo perfeito, afinal de contas alguns adoram estragar fotos com os populares filtros coloridos.

 

Fonte: Cult of Mac

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários