Meio Bit » Arquivo » Games » Ron Gilbert culpa Doom pela quase morte dos adventures

Ron Gilbert culpa Doom pela quase morte dos adventures

11 anos e meio atrás

dori_doo_12.09.12

Durante vários anos pairou sobre a indústria de games a sensação de que os adventures, jogos como The Secret of Monkey Island, Full Throttle e The Dig, haviam morrido. Por muito tempo praticamente nenhuma empresa arriscou lançar um jogo neste estilo e logo o gênero passou a ser considerado algo voltado para alguns poucos admiradores.

Por sorte esse cenário mudou e hoje não é mais tão raro vermos o lançamento de ótimos jogos assim, alguns inclusive servindo como um espécie de evolução do bom e velho point-and-click, mas o que teria feito esses games ficarem esquecidos por tanto tempo? Pois Ron Gilbert, um dos principais nomes desse estilo, acredita ter a resposta.

Eu culpo o Doom, porque antes dele ser lançado os jogos eram muito mais lentos e as pessoas estavam muito mais interessadas em pensar e na estratégia, como no Civilization e Ultima. Esses são o tipo de jogo com progressão lenta e você apenas se sentia imerso neles, você apreciava o momento de estar no jogo.

Então o Doom foi lançado… era visceral, era rápido, você atirava nas coisas e fazia tudo explodir. E isso fez com que muitas pessoas pensassem um pouco menos e também atraiu um público muito maior aos games. Nos adventures as pessoas ficavam, nunca partiam, mas tinha todas essas pessoas que chegaram e coisas como o Doom começaram a aparecer e dominar o cenário.

Olha, eu sou um grande admirador dos jogos de tiro em primeira pessoa, mas é realmente triste pensar que os tiroteios desenfreados podem ter sido o responsáveis não só por quase extinguir um gênero tão fantástico quanto os adventures, mas principalmente por criar uma geração de jogadores preguiçosos, cujo objetivo é somente ver quem é o mais rápido no gatilho e que não se incomodam em dedicar várias horas a galerias de tiro virtuais.

Eu admito, sou também um dos culpados por financiar essa indústria e não escondo que muitas vezes só quero avançar por corredores atirando em tudo o que se move, mas se isso significa “impedir” que as empresas invistam em outros estilos tão divertidos quanto, então preciso mesmo ficar de olho no que gasto meu dinheiro.

[via Eurogamer]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários