Ubisoft: Pirataria no PC atinge 95% e F2P é a solução

dori_annoi_22.08.12

Durante a Gamescom a Ubisoft anunciou que mais algumas de suas franquias receberão capítulos Free-to-Play, sendo assim marcas como Ghost Recon ganharão a companhia de novos Anno e dois Might & Magics, mostrando que a companhia está dedicada a investir pesado nesse modelo de negócios e um dos motivos seria o combate à pirataria.

Queremos aumentar bastante o mercado de PC e o F2P é a maneira de se fazer isso,” declarou Yves Guillemot, CEO da produtora. “A vantagem do F2P é que você pode conseguir lucro em nações onde não conseguia antes – lugares onde nossos produtos eram jogados, mas não comprados. Agora com o F2P nós ganhamos receita, o que ajuda as marcas a durarem mais.

É uma maneira de nos aproximarmos dos consumidores, de termos certeza de que teremos uma receita. No PC apenas algo entre 5 e 7% dos jogadores pagam pelo F2P, mas normalmente nesta plataforma apenas a mesma quantidade de pessoas pagam de qualquer maneira, o resto são jogos pirateados. A receita que temos das pessoas que jogam é mais a longo prazo, então nós podemos continuar trazendo conteúdo.

Ok, eu sou uma pessoa que critica duramente a pirataria, mas custo a acreditar na proporção mencionada pelo executivo. Em países como o nosso a quantidade de jogos piratas sem dúvida ainda é muito alta, mas com a distribuição digital esse problema me parece ter diminuído consideravelmente e as constantes promoções feitas por serviços como o Steam ajudou muita gente a legalizar suas cópias e por isso acho que 95% é um tanto exagerado.

De qualquer forma, os jogos Free-to-Play podem mesmo ser uma ótima solução para a pirataria, mas continuo querendo ver como eles farão para agradar aqueles que gostam das campanhas multiplayer e penso que ainda há um longo caminho até esse modelo substituir o tradicional, se é que conseguirá fazer isso.

[via GamesIndustry]

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples