Meio Bit » Arquivo » Internet » Controlando o uso da banda

Controlando o uso da banda

17 anos atrás

Pegando um gancho no post do Leo sobre limite de transferência em banda-larga, resolvi escrever um pouco sobre controle de tráfego (não o aéreo :).

Penso que na área de banda-larga há uma tendência em limitar a banda para os usuários, caso contrário sempre vai terá gente exagerando na dose. O que até não acho errado, afinal, você paga pela velocidade e deveria poder fazer o que quiser com ela. Se você usar muito menos da média eles não te dão nenhum desconto, agora se passar te dão um belo de um corte.

Para evitar esse tipo de situação desagradável (afinal, o que somos sem internet?) existem vários programas que fazem monitoramento da banda. O programa escolhido foi o DU Meter, que é um software bem usado para esta isso.

A função dele é monitorar o tráfego de dados, para isso ele disponibiliza 3 opções de interfaces:

Lembre-se de que para monitorar apenas o tráfego da internet em um computador mude para "Dial-up Connection", caso contrário irá marcar o tráfego de rede total.

Outro coisa interessante no Du Meter, é o Meter. Ele dá em tempo real a velocidade de download e de upload que está sendo utilizado.

 

A ferramenta StopWatch, permite que você monitore a banda em um intervalo de tempo a sua escolha:

Além disso, o programa é repleto de relatórios diários, semanais, mensais e também faz projeções:

Há também a opção de ativar um alarme para quando você chegar a determinado tráfego em sua banda. Ele pode ser programado tanto para downloads como também para uploads:

 

Uma dica importante em tempos de economia de banda é não esquecer o upload em taxas altas em programas de p2p. Geralmente, a taxa de upload é mais estável que a taxa de downloads nesses programas, e algumas noites rodando direto pode ser suficiente para acabar com o seu limite.

Há muitos outros programas com a mesmo função e diferentes graus de complexidade: BitMeter II, Bandwidth Controller 1.13, NetLimiter, NetMeter e vários outros.

 

Qual vocês têm usado para fazer este monitoramento?

relacionados


Comentários