Meio Bit » Arquivo » Indústria » Momento WTF: Open webOS, versão Open Source do webOS do HP TouchPad, não rodará no HP TouchPad

Momento WTF: Open webOS, versão Open Source do webOS do HP TouchPad, não rodará no HP TouchPad

11 anos e meio atrás

Lembram do HP TouchPad, aquele iPad Killer da HP, que nasceu 1/7/2011 e morreu 18/8/2011, amargando 49 dias de vida, numa vergonhosa viagem da insignificância ao ostracismo?

Algum tempo depois a HP conseguiu razoável sucesso, vendendo o TouchPad a preço de banana, mas sem nenhuma promessa de atualizações. Esses compradores tiveram um momento de esperança quando a HP anunciou que iria abrir o código do sistema operacional, tornando o webOS um projeto comunitário, livre, alegre, progressista, do jeito que o Stallman gosta.

Um projeto OS só funciona se tiver massa crítica, e com a pífia quantidade de TouchPads vendidos a perspectiva de um grande contingente de desenvolvedores não era muito boa.

Agora vejo que essa era uma preocupação besta. O webOS não tem NENHUMA base instalada. O blog oficial do projeto anunciou que quando for liberado, o Open webOS NÂO RODARÁ no hardware atual, está sendo planejado para futuros hardwares.

Nas palavras de Derek Kessler, editor do blog webOS Nation:

“De novo, a HP tomou a decisão de negligenciar uma base pequena mas leal de consumidores, em busca de sonhos maiores”

De uns tempos pra cá virou moda transformar Open Source em lata de lixo de projeto fracassado, dando a falsa impressão de que essa comunidade vide de migalhas, quando muitos bons projetos já nascem Open Source. Complica quando nem isso conseguem fazer, pois o que a HP parece estar tentando é conseguir mão de obra gratuita pra seu próximo tablet. Muito feio de sua parte, HP.

Fonte: ATD

relacionados


Comentários