HTC se retira do Brasil, Coréia e dois territórios à sua escolha

war1Que não está fácil pra ninguém todo mundo sabe. A RIM está tendo suas ações vendidas por um saco de pitombas e duas narjaras turettas, a Nokia vem perdendo mercado pra tudo que é canto, fechando fábricas e apostando em celulares que não existem, como o futuro Windows Phone que não será tornado obsoleto antes de ser lançado.

Para HTC o bicho está pegando especialmente. Não diria nem pela qualidade, eles sempre tiveram bons aparelhos. Talvez o problema deles seja a ambição. Se o HTC Touch rodasse um SO enxuto, seria excelente, mas a insistência em enfiar o Windows Phone Mobile colocou o aparelho no limite da performance, praticamente inusável se você rodasse algo mais complexo.

Investir eles investiram. O HTC Ultimate foi um belo aparelho, delicioso de mexer, foi ter aquele negócio enorme na mão (sossega, Yeltsin) que me convenceu do futuro dos smartphones de 4,7 polegadas.

Só que isso não se traduziu em vendas. A HTC tinha 0,11% do mercado brasileiro, não conseguia competir com os grandes, não queria lançar qualquer porcaria androidiesca de 100 REAU, então declarou derrota e fechou as portas, lá em Junho.

Agora ela faz o mesmo na Coréia do Sul, que convenhamos é um mercado bem mais suculento que o brasileiro. Não que adiante ser suculento se em 2011 a HTC só mordia 2% e na 1a metade de 2012 caiu pra 1%.

Resta para eles o mercado chinês, onde esperam vender bastante o Kewang V, modelo low end. Low end pros padrões deles, Android 4.0 com tela de 4 polegadas e processador de 1GHz é pra lá de decente.

Para nós é uma pena, o mercado só tem a ganhar com diversidade.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples