Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Apple comprará 1 em cada 10 chips produzidos em 2012

Apple comprará 1 em cada 10 chips produzidos em 2012

12 anos atrás

intel_4004

Segundo esta matéria do GigaOm, a Apple gastará US$28 bilhões comprando chips de seus vários fornecedores. Em segundo lugar, longe vem a Samsung, com meros US$14.9 bilhões.

A Apple aumentou suas compras de semicondutores em 15.1%, comparando com o ano passado. Isso coloca a empresa em uma posição de poder invejável. Não é só ela consegue manipular o mercado fornecedor, chegando a comprar mais de 80% da produção mundial de memória flash por vários anos, como consegue se livrar de qualquer acusação de cartel e oligopólio, pois ela realmente usa os componentes que compra.

Fabricação de semicondutores não é simples. Exige linhas de montagem caríssimas e o processo inicial custa uma fortuna. Ao apostar na Apple os fabricantes estão colocando as próprias empresas em perigo, por mais que seja uma aposta válida e qualquer um em sã consciência concorde com ela.

Só que (não ria) e se um tablet Android domina o mercado, e se o Ultrabook Dell com Linux varrer os MacBooks do mercado?

A Apple ficará com anos de encomendas que não honrará, os fabricantes não terão como revender os chips encomendados, até porque a maioria da concorrência trabalha com chips integrados, enquanto a Apple prefere processadores discretos.

Uma súbita queda da Apple gerará um efeito-cascata que afetará toda a cadeia produtiva de semicondutores, e é uma indústria onde você não compra no balcão, um fabricante planeja com antes de antecedência uma aquisição, muitas vezes você compra chips que ainda nem existem. A folga no mercado não será aproveitada de imediato.

É um cenário apocalíptico e não irá acontecer, mas serve de exemplo para mostrar que UMA empresa pode afetar toda uma cadeia produtiva, sem fazer nada errado, como uma Enron da vida. Nosso mundo tecnológico, mesmo fora das bolhas, é bem mais frágil do que parece.

relacionados


Comentários