Telescópio Discovery Channel. Sim. Ciência, no Discovery. Quem diria.

naoehadoultraman

Levando em conta que 98% da grade do Discovery envolve Tubarões, Alienígenas, fantasmas, apocalipse maia, gente chafurdando no linho e bebendo a própria urina e a Kari Byron (ok, essa parte é boa) sobra muito pouco pra ciência.

Por isso mesmo é uma agradável, rara e bem-vinda surpresa perceber que por mais que a grade do Discovery seja questionável, o canal investe e bastante em ciência de verdade.

No caso, o Discovery Channel Telescope, instrumento de nome pouco imaginativo mas que é muito mais que uma oportunidade de patrocínio. É um projeto de US$53 milhões, parceria entre a Discovery Communications e o Observatório Lowell, no Arizona. Um projeto que começou em 2003 e só entrou em funcionamento agora, pois não é simples construir o 5o maior telescópio dos EUA, com um espelho de 4.3 metros de diâmetro e 3 toneladas.

Qual a capacidade do brinquedo? a imagem de abertura deste texto foi fotografada com o Telescópio Discovery Channel, é a galáxia M 109, fica a uns 85 milhões de anos-luz da Terra.

É reconfortante ver que por mais besteira que o Discovery veicule, uma parte razoável do dinheiro do canal está sendo revertido para a verdadeira Ciência. Com essa a gente perdoa tudo. Menos o Bear Grylls. Aí não tem jogo.

Fonte: BA

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples