Meio Bit » Arquivo » Indústria » TIM entra com tudo na banda larga com fio

TIM entra com tudo na banda larga com fio

12 anos atrás

É comum acusar as operadoras de telefonia de não investir na melhoria da qualidade de seus serviços. É difícil não acreditar, quando a eficiência serviço de callcentre é medido pelo número de ligações atendidas, não solucionadas. Também é difícil ter fé quando em pleno Rio de Janeiro meu link é –e isso tem uns 10 anos- 2Mb, sem previsão de aumento.

Quando a acusação é voltada a uma operadora em situação complicada como a TIM, que segundo um twit de Rosana Hermann não funciona nem na Itália, fica mais complicado ainda não levar a sério.

Dito isso, é preciso reconhecer quando um investimento de peso é feito para resolver os problemas. Foi o caso da compra da AES Atimus, que passou para o guarda-chuva da TIM por R$1,6 bilhão, ano passado.

O uso estratégico dos 5,5 mil Km de fibra óptica da AES no Brasil seria interligar as centrais e ERBs da TIM, desafogando o gargalo que todo mundo conhece. Claro, como fibra é uma grosseria só, continuam atendendo os clientes corporativos, e ainda sobra banda para um projetinho extra: O Live TIM.

 

O projeto é sério, pega pesado e bate de frente em um monte de coisas que irritam usuários de banda larga. Utilizando a capilaridade de rede da AES, a TIM irá oferecer em 21 cidades de RJ e SP:

  • Banda Larga via fibra, com caixas de distribuição a 400m de 80% das residências atendidas
  • Pacotes sem taxa de instalação nem fidelização ou multa rescisória
  • Sem Traffic Shapping
  • Sem franquia de download
  • Sem combos de Telefone ou TV
  • Sem provedor
  • 25Mb de download, 5Mb de upload
  • Suporte a Linux

Fora isso a TIM está utilizando tecnologias de caching e conexão direta com grandes provedores de conteúdo, como Netflix, Apple, Google, pulando diversos hops e diminuindo bastante o tempo de transmissão entre esses pontos.

Não é fibra chegando até sua casa, isso é desnecessariamente caro. É DSL de uma central a no máximo 400m, o que dá no mesmo e não exige milhares de reais em equipamento de 12h de instalação em cada ponto. Mas se você quiser fibra, também fornecerão.

O pacote inicial é de 25Mb mas planejam disponibilizar velocidades mais altas, e na coletiva disponibilizaram alguns Macs conectados no Live TIM, e digamos que acessar Internet a mais de 80Mb/s é… totoso.

Veja um exemplo: Aqui acessei um vídeo em 4K no Youtube. Isso significa 3840x2160 de resolução, 30 quadros por segundo. É 4 vezes mais resolução que um vídeo FullHD. Assista e repare na velocidade com que o vídeo é carregado. O vídeo testado foi este aqui.

“OK, QUANTO VAI CUSTAR ESSA BAGAÇA?” – você pergunta.

Eu respondo: Não sabem ainda, MAS o valor projetado para o link de 25Mb ficará em torno de R$109,00, talvez um pouco mais, talvez um pouco menos. Com instalação grátis, um modem WIFI decente e 30 dias de test drive. Isso mesmo, ao invés de ficar de mimimi xingando muito no Twitter, o sujeito pode simplesmente pegar o telefone, pedir o serviço, testar e então formar uma opinião baseada em fatos, algo raro na Internet.

“Você vai usar?”

Não. Como disse, moro em um buraco negro tecnológico no Rio, um dos executivos da TIM, quando questionado sobre cobertura no meu bairro soltou as clássicas “estamos em rápida expansão”, “próxima fase”, “áreas prioritárias”, etc. Tudo bem, já ouvi isso da GVT e várias outras. Melhor essa versão educada do que ouvir o mais realista “quem mandou morar mal?”

Do pacote o que mais gostei foi a ausência de combos. Psicologicamente é horrível olhar praquele telefone inútil da Oi ou da Net, quando só queremos internet, e pior ainda pagar por ele.

“Eu quer TV!”

Tudo bem, a TIM tem parceria com a Sky, você pode contratar junto Sky em HD, e como é sem combo, você pode inclusive contratar SÓ a Sky, sem internet. Imagino que utilizem geolocalização para tirar do ar o sinal da Sky quando chover forte, para manter a experiência.

“Quando?”

Em teoria, Setembro. Já há alguns milhares de pontos sendo testados em residências e empresas de Rio e São Paulo. O produto ainda está sendo finalizado, são toneladas de detalhes, incluindo coisas como acesso para clientes Live TIM aos hotspots WIFI em aeroportos. Compreensivelmente a TIM celular não está muito feliz com a idéia, e é mais um motivo para ser considerada a TIM do Mal, visto que a Live TIM começa com ficha limpa.

“Vale a aposta?”

Claro que vale. Se tiver cobertura, pegue um test drive de 30 dias. É de graça.

relacionados


Comentários