Brasileiros: somos tão baixo nível assim? O lixo online?

Há algum tempo, escrevi um artigo no Meio Bit que gerou bastante polêmica. Chamei o brasileiro, em geral, de gafanhoto digital. Estou considerando alterar o termo, em respeito aos gafanhotos.

Foi uma metáfora para sintetizar a falta de educação, o abuso, a infantilidade, o despreparo, o vandalismo, a ignorância e uma série de outros males que o brasileiro está tão acostumado em praticar que tornou-se, em turba, um especialista.

Sofremos severamente de democratite, onde um indivíduo se acha no direito de entrar em um ambiente de discussão e dar uma descarga do próprio cérebro, representando em palavras, os excrementos de pensamento que ele ou ela possuem.

Há também o senso de injustiça cometido por estrangeiros ricos contra os pobres coitados brasileiros, que devem unir força contra os americanos do mal. Esse pensamento de esquerdinha fajuta, bolchevique, xenófobo e até mesmo racista, não cabe mais no mundo moderno, mas encontra vários adeptos por aqui. E isso acaba se refletindo nessa pseudo-militância online, onde os brasileiros-gafanhotos, chamam uns aos outros para depredar e arruinar a casa dos outros. Não conseguem entender que o maior culpado dessa inferioridade não é o estrangeiro malvadão e sim, nós mesmos. Transferir responsabilidade, terceirizar os culpados é fácil demais: “foram eles, os americanos! Abaixo os USA”. Viu como é fácil?

Um dos argumentos levantados pelos insetos digitais e seus pares, os zealots, é que o computador é dele, a conexão com internet é dele e paga em dia. Então, por alguma razão divina, um website deve hospedar as opinões dele(a), senão é a volta da censura e fere o direito democrático. Será que devo explicar que opinar é um direito até que se faz uso irresponsável do mesmo? Sua liberdade de expressão é tão vasta quando começa a liberdade de outra pessoa.

Mas faltava uma prova de conceito. Minha experiência em jogos online mostrava que havia algo de errado com a imagem brasileira lá fora. Sempre há desconfiança e até hoje eu preciso acessar alguns fórums usando proxy porque os IPs do Brasil foram bloqueados, por excesso de vandalismo e abuso.

A foto da Daniella Cicareli foi apenas uma brincadeira de um blog da Wired. Não foi referência em nada com o post e a piada é engraçada dentro de um contexto. Extraído o contexto e com um bando de desocupados gafanhotos sem ter o que fazer, temos o verdadeiro festival de baixaria online, hospedado em um dos mais respeitados meios de comunicação de tecnologia do mundo, a Wired:

http://blog.wired.com/music/2007/02/brazilian_prost.html (sem link, de propósito)

Ainda não entendo o ódio desvairado contra os EUA. Inventaram a Internet, redes de computadores, o transístor, a fibra óptica, o telefone celular, chips, Lost, Heroes, Star Wars, Star Trek, Ali Larter e a Rebecca Romijin. Essas mesmas pessoas que criticam o país, o fazem usando equipamentos e tecnologias inventados por eles. Quanta ironia…

Relacionados: , , ,

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples