Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Paraty em Foco 2012

Paraty em Foco 2012

12 anos atrás

A 8º edição do Paraty em Foco está chegando. O festival de fotografia realizado na cidade de Paraty no Rio de Janeiro já se tornou o mais importante evento fotográfico da agenda Brasileira e um dos 10 maiores do mundo nesse gênero. São cinco dias onde fotógrafos profissionais e amadores podem se dedicar a aprender, fotografar e apreciar obras fotográficas. Um respiro artístico em meio a tantos congressos técnicos que temos atualmente.

Como o próprio site do evento aponta " Desde sua origem, o Festival vem levantando reflexões sobre a fotografia como arte e sua inserção no mercado artístico. A próxima edição reposiciona a discussão de uma forma mais ampla, voltando-se ao caráter documental da fotografia, sem deixar de lado outras vertentes imagéticas, que compõem e norteiam a produção internacional. Os organizadores do evento assumem o compromisso de discutir o futuro do fotojornalismo e a retomada da fotografia documental em suas diferentes vertentes."

Fotografia documental é uma área que muito me interessa, já que quase todos meus ensaios fotográficos são focados em documentação de ações ou eventos culturais. O Paraty em Foco deste ano vai acontecer entre os dias 26 e 30 de setembro e já está com várias atividades confirmadas e inscrições abertas para workshops e para as atividades que aceitam expositores. Em 2012 vão ser 340 vagas nos workshops que vão cobrir os mais variados temas. Teremos apresentações que vão falar sobre a captura da imagem e outras focadas na impressão de imagens. Ou seja, os dois extremos do processo de criação fotográfica. Entre os profissionais que vão apresentar workshops encontramos gente como Clicio Barroso (Imersão em Fotolivro – Photoshop Lightroom 4 e o módulo Book), Luiz Garrido (Sempre Retrato), Cristiano Mascaro (A fotografia e a cidade) e Bob Wolfenson  (Workshop sem título).  O investimento nos Workshops fica na casa dos R$ 450,00 e a lista completa, bem como a inscrição, pode ser encontrada no site do evento.

Fora os Workshops, existem outras opções para participação no Paraty em Foco que fazem do festival aquilo o que ele realmente é: um espaço para troca de conhecimento. Vejam o que mais vai estar em destaque.

Programa Colecionador - Neste programa os participantes adquirem obras de artistas renomados, em tiragem especial para o Paraty em Foco, e recebem uma série de benefícios durante o Festival.

Convocatória - A Convocatória já é uma tradição do Paraty em Foco, dando grande visibilidade aos projetos selecionados. Além de viabilizar duas exposições projetadas, que integrarão o circuito de projeções noturnas, vai ser oferecido espaços privilegiados para duas exposições fixas: o pátio da Casa de Cultura, onde acontecem as principais palestras do Festival, e a sala do Iphan, em plena Praça da Matriz.

Portfólio em Foco - Visando a ampla divulgação de trabalhos autorais por meio do site, foi criado um novo espaço para o seu portfólio: o Portfólio em Foco, uma plataforma de difusão de fotografia e de estímulo à pluralidade de olhares. Os trabalhos pré-selecionados pela equipe do festival ganham uma galeria no site, e os 20 melhores portfólios integram uma das projeções que agitam a programação noturna do Festival, em um programa intitulado "O Melhor do Portfólio em Foco".

OFF_cial – programação paralela - As exposições independentes sempre fizeram parte da dinâmica do Paraty em Foco. A cada edição, dezenas de fotógrafos viabilizam seus projetos de maneira autônoma, escolhendo locais expositivos e cuidando pessoalmente de suas produções, transporte e montagem.  Com a seção OFF_cial, a participação continua de responsabilidade total do expositor, mas os organizadores do Festival colaboram com a divulgação, inserindo o trabalho na seção OFF_cial do catálogo de programação. Seu projeto deve ser submetido à equipe de produção, que analisará a coerência da proposta e dará mais informações sobre valores de participação.

As inscrições para o Paraty em Foco já estão abertas. Se você tiver a disponibilidade e a oportunidade de participar garanto que não vai se arrepender. Ótima oportunidade para ampliar os horizontes fotográficos.

relacionados


Comentários