Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Google tentará desinfetar comentários do YouTube

Google tentará desinfetar comentários do YouTube

12 anos atrás

Em qualquer cadeia evolucionária, mesmo na criacionista a forma mais baixa, mais inferior de vida, eons atrás do mais mísero fungo são os comentaristas de sites de notícias. Seguidos de perto por comentaristas do YouTube.

TODO vídeo com comentários se resume a gente se xingando, xingando o dono do vídeo com um ódio que faria Hitler mandar o sujeito maneirar e –ah sim- Hitler é figura fácil nos comentários, a Lei de Godwin se faz presente e, não importando se é um vídeo de Pôneis, alguém será chamado de nazista.

 

A existência desses comentaristas desqualificados é problema para qualquer site. No início do MeioBit aceitávamos comentários anônimos, no Movable Type. Os Fodalhões da Internet (tm Felipe Neto) vomitavam ódio e veneno sem qualquer tipo de limite, parecia que um blog de tecnologia despretensioso era responsável por clonar Hitler e tornar o Windows Me obrigatório.

Só que no YouTube a situação é pior. Não só há ódio e intolerância, como há muita, muita estupidez, como bem representado nesta antiga tirinha do xkcd. É doloroso a qualquer um com QI acima da temperatura ambiente ler as besteiras, seja do genérico “gay” usado para tudo, às acusações de “fake”, e nem vou entrar nos sequestradores de thread, spammers e fundamentalistas religiosos.

Eu mesmo uso uma extensão do Chrome para remover comentários do YouTube, só assim tenho paz de espírito, não vendo um vídeo lindo ser destruído por algum morlock retardado que digita com uma clava.

Essa saída, claro, não é boa. Se privar de TODOS os comentários é dar vitória aos idiotas. Felizmente o Google está dando um jeito nisso. Segundo esta matéria da Wired. durante uma sessão no Google I/O um cidadão de nome Dror Shimshowitz, chefe de produto do YouTube disse que eles não gostam quando as pessoas desabilitam comentários, e estão trabalhando em aprimoramentos para resolver o problema dos idiotas que tornam o ambiente nocivo demais para uma existência civilizada.

Um dos motivos para os comentários do YouTube terem virado o esgoto dos comentários da Internet é o anonimato, a facilidade com que se criam diversas contas. No mundo dos vlogueiros é comum brigas intermináveis com acusações de uso de scripts para votação e consequente destaque dos vídeos, tudo facilitado pelas contas desvinculadas.

Uma saída seria associar o YouTube ao Google+, onde o sujeito precisa usar o próprio nome, e o processo de criação de perfil é bem mas trabalhoso. O que não dá é deixar do jeito que está, do contrário mais dia menos dia alguém cria uma app matadora para o Facebook, agrega os vídeos do YouTube por lá e fatura todas as visualizações dos comentários.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários