Meio Bit » Arquivo » Fotografia » MIT cria sistema que promete maior imersão nos filmes

MIT cria sistema que promete maior imersão nos filmes

12 anos atrás

Você já viu uma televisão da Philips com a tecnologia Amblight? De forma resumida, a ideia desses aparelhos é aumentar a imersão do espectador ao gerar efeitos de luz ao redor da TV e que estejam relacionados ao conteúdo exibido. Talvez isto tenha acontecido porque minha experiência com ele não foi a ideal, já que vi um aparelho desses numa loja em um shopping, mas a verdade é que não vi muita vantagem no negócio.

Seja como for, os pesquisadores do MIT Media Lab, V. Michael Bove Jr. e Daniel Novy, desenvolveram um sistema muito parecido com o da Philips, mas que pode preencher toda a parede e teto do ambiente em que estivermos, mostrando imagens borradas que apelarão para nossa visão periférica.

Conhecido como Infinity-By-Nine, ele utiliza um programa criado por eles para gerar uma espécie de extensão da imagem que está sendo exibida pela TV e de acordo com os idealizadores, testes realizados mostraram que a invenção é capaz de criar a ilusão de termos outras sensações e um exemplo dado foi no caso de uma explosão, onde as pessoas podem chegar a sentir o calor.

Nada foi dito sobre quando a novidade será disponibilizada ao consumidor comum, mas como a promessa é de que ela funcione tanto em cinemas quanto em residências, será que este poderá ser o futuro da televisão? Sinceramente acho que não, mas jogar algo desta maneira poderia ser muito interessante.

[via The Verge]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários