Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Amanhã! Lançamento da Dragon. Outro dia, outro momento histórico na exploração espacial [Take 2–agora vai!]

Amanhã! Lançamento da Dragon. Outro dia, outro momento histórico na exploração espacial [Take 2–agora vai!]

12 anos atrás

Semana passada a Nova Era Espacial quase aconteceu. Na marca do pênalti, faltando meio segundo um computador chato feio bobo e muito bem programado detectou um excesso de pressão em uma válvula de um dos 9 motores Merlin do Falcon 9 e tomou a atitude lógica: abortou o lançamento.

Essa aliás é a grande vantagem dos motores a combustível líquido: Podem ser desligados a qualquer momento, evitando desastres como o filme Space Camp. Um monte de gente chamou o ocorrido de fracasso, mas um monte de lançamentos da NASA foram abortados em cima do lance, é perfeitamente rotineiro e esperado, no caso de uma iniciativa pioneira como a SpaceX.

O defeito foi identificado e as simulações mostraram que o lançamento poderia ter sido concluído, mesmo com o excesso de pressão de O2 na câmara de combustão, causado pela válvula presa, mas desastres como o da Challenger mostraram que NÃO se deve confiar no “vai que dá”. Ainda mais com o Falcon 9 e a Dragon Capsule tendo como meta a certificação para vôos tripulados.

A próxima janela de lançamento é nesta terça, 22, 3:44 a.m. horário da Flórida, fiofó da madrugada no Brasil. É, hoje de noite. Para acompanhar, fique ligado no site da SpaceX.

Fonte: W

relacionados


Comentários