Meio Bit » Arquivo » Internet » BlogBlogs em novo servidor e o Efeito Cicarelli"

BlogBlogs em novo servidor e o Efeito Cicarelli"

17 anos e meio atrás

Todo mundo está comentanto os efeitos do vídeo da Cicarelli no tráfego de seus blogs e sites e pelo que parece isto foi mesmo um onda (quase um tsunami) na Internet (sem qualquer tipo de trocadilho). Todos também sabem que o BlogBlogs passou por vários problemas de performance desde o início de suas operações e se depararam com os famigerados erros 500 quando o site estava fora do ar, derrubado por algum tipo de excesso de processamento. Bom, a coisa é que fiz um upgrade sério na infra-estrutura do BlogBlogs migrando o site para um novíssimo esquema de hosting no final da semana passada. Como estava viajando para fora do país não acompanhei muito de perto como os acessos estava e ontem quando cheguei de viagem tive uma surpresa ao ver minhas estatísticas.

Pois é, primeiro eu estranhei que o meu contador de cliques (que conta cliques em Blogs, Posts e Tags) estava marcando mais de 40.000 cliques nas últimas 24 horas. Fiquei meio encanado, pois raras vezes isto tinha passado dos 20 mil. Fiquei pensando que tinha feito algo errado na migração e fui pesquisar. Bom, não tinha nada de errado, era isto mesmo, os outros serviços de estatísticas que uso marcavam um recorde de mais de 12 mil page loads (o que nunca tinha acontecido antes). Pesquisando um pouco mais, descobri que era o tal "Efeito Cicarelli". Por alguma razão milhares de novos visitantes utilizaram o BlogBlogs para encontrar blogs e posts sobre o vídeo da moça.

Veja no gráfico a explosão de acessos da semana passada e a quantidade de visitas ao link da Tag Cicarelli:

E a coisa foi realmente em escala global, sites como Google e Technorati também sofreram os efeitos desta onda. O Leo Paiva do TechBlog notou que o assunto também foi o mais procurado no Technorati nestes últimos dias.

A sorte foi que o novo esquema de hosting é simplesmente animal. Desde que a migração foi feita o BlogBlogs não passou por nenhum tipo de indisponibilidade mesmo com esta onda de acessos. Para os que se interessam por este aspecto computacional, o BlogBlogs migrou de um pequeno hosting compartilhado onde cada um de seus processo não poderia passar de 64MB de ocupação de memória RAM para um novo Virtual Container de última tecnologia que possui um hardware para segurar qualquer onda. O novo container é na realidade uma máquina virtual dedicada ao BlogBlogs utilizando o que há de mais novo em virtualização, o sistema roda Sun Open Solaris em um servidor Sun Fire com 4 CPUs AMD Opteron 285 (2.6Ghz) dual core com 16GB de RAM.

Com o novo hosting o BlogBlogs ficou sólido como rocha e passou a executar as tarefas de indexação de blogs e posts com uma freqüência muito maior. Agora um PING é indexado em no máximo 5 minutos desde o seu recebimento.

O novo hosting é parte de uma série de novidades que o BlogBlogs está preparando para a blogosfera brasileira. Agora que a migração para o novo hosting foi concluída e testada com sucesso estarei me dedicando nas próximas semanas na finalização do Release 1.4.0 que vai trazer muitas novidades. A mais aguardada delas é um sistema de ranking que leva em consideração os links que cada blog recebe, isto traz para o Brasil um verdadeiro ranking de blogs. Não deixe de incluir o seu Blog no BlogBlogs pois já estamos testando o novo ranking e você já pode ir ganhando pontos nesta corrida.

relacionados


Comentários