Digital Drops Blog de Brinquedo

Venda casada?

Este tópico contém respostas, possui 16 vozes e foi atualizado pela última vez por  Cristiano Waster 5 anos, 1 meses atrás.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 30 do total)
  • Autor
    Posts
  • #189219

    imhoteep
    Participante

    Recentemente postei no fórum o meu problema com o trafic shaping do virtua na cidade de Limeira – SP, pois bem, fui a busca de outro serviço de internet e descobri que a empresa Telefonica oferece na minha rua um serviço de internet de 2mb pelo preço de 89,90 mensais, SEM limite de download… O que resolveria meus problemas até entrar em contato com a empresa para assinar o serviço…

    “Atendente: O senhor possui linha telefonica??”
    “Eu: não pq??”
    “Atendente: Para ter o serviço do Speedy é necessário assinar uma linha telefonica.”
    “Eu: A.. ok qual o preço das linhas??”
    “Atendente: Só um minuto senhor vou estar te transferindo para o setor…”
    “2 minutos depois….”
    “Atendente2: Senhor na sua rua só está disponível uma linha telefônica classica de 43,99, onde cada ligação não local será cobrada em conta”
    “Eu: Ok obrigado….”

    Agora vem a pergunta…. Pra ter internet eu TENHO que comprar a linha telefônica… isso não caracteriza a famosa e ILEGAL Venda Casada?

    #238027

    Jones_Nathan
    Participante

    Acho que é o natural, visto que o acesso é fornecido via linha telefônica do mesmo jeito.

    #238028

    Aqui também sou obrigado (independente de operadora) á ter de pagar a linha de telefone inclusa. :(

    #238029

    snague
    Membro

    A internet vem pela linha telefonica. Logo ela é somente um serviço adicional, igual voce pedir um serviço de telefonista sem ter a linha telefonica.

    Claro que em um mundo ideal seria Internet sem linha telefonica, mas isso somente com empresas de internet a Radio.

    Opera

    #238030

    billyeu
    Participante

    O jeito é esperar a internet junto com a energia eletrica xD, ou use uma internet wireless ._., ou a 3g…

    #238031

    livestrong
    Participante

    A linha infelizmente é obrigatória, mas o plano não, essa de linha clássica de R$ 43.00 é balela.

    Eu tinha a linha normal e migrei para a linha lazer (10 reais por mês, porém sem franquia, fora outras vantagens como tarifação somente do primeiro minuto em horários reduzidos, após as 21:00 hrs e de fim de semana… para eu que utiliza pouco compensa).

    O que acontece é que eles não vão querer fazer essa migração de forma alguma (foi assim comigo e com todos amigos meus daqui do trampo), dizem que não tem disponibilizade, etc… mas aí você insiste, diz que é direito seu, ameaça ir ao procon, anatel, blá blá blá, até que eles transferem a ligação para a “entidade” responsável que acaba autorizando.

    Boa sorte!

    “Desistir nunca foi uma opção” – Lance Armstrong.

    #238032

    marcoso
    Participante

    Aqui em PE tambem ocorre isto, com Velox e Oi fixo

    http://www.fabricadehumor.com

    #238033

    Cristiano Waster
    Participante

    Também acho abusivo e concordo com você quando diz que é venda casada (e isso falando como advogado).

    Por vários motivos:
    1 – É possível e economicamente viável que a telefonica forneça apenas o speedy, bloqueando a função de utilizar a linha para fazer ligações.
    2 – Muitas empresas que fornecem o serviço de internet têm a opção de fornecer apenas a internet (AJATO da TVA e NET são exemplos)
    3 – As operadoras que disponibilizam o 3G fornecem um chip que você utilizará apenas para dados.

    Não consigo ver justificativa para ainda ser necessário a aquisição da linha telefônica em conjunto com o speedy…

    Assinatura? Só na presença de meus advogados!
    Não me sigam, estou perdido…

    #238034

    Anônimo

    Cara, realmente vc tocou num ponto interessante que nunca vi ninguém abordar desse jeito! (5 estrelas para o seu post)

    Era só a Telefônica adotar o mesmo modelo das operadoras de 3G, elas têm um plano de dados e de voz. E vc não é obrigado a contratar o de voz só para ter o 3G.

    O Speedy (ADSL) usa cabos telefônicos, a linha física chegando a sua residência, vc realmente têm que ter (daí eles poderiam cobrar uma taxa de instalação), mas, concordo com vc, acho que eles poderiam cobrar só o acesso à internet. Bastaria barrar as ligações normais ou, se a tecnologia não permite, poderiam taxar alguma eventual ligação normal feita pela linha contratada com valores nada amigáveis.

    Acho que deve haver alguma legislação (ou regras da ANATEL) regulando a forma como se oferece o serviço, daí, a Telefônica ficaria amarrada a esse modelo de comercialização.

    Mas tb existia uma regra que dizia que vc têm que contratar um provedor, além do operador do meio (onde trafegam os dados), isso não impediu o pessoal entrar na justiça contra as operadoras de TV à cabo.

    EDIT: só vi agora que o cwaster, que é advogado, comentou dizendo praticamente a mesma coisa. É que eu resolvi comentar num editor de texto e depois colar no formulário de envio, mas isso não justifica, o que houve foi que realmente demorei a postar e não fiz um refresh na página antes.

    #238035

    imhoteep
    Participante

    É assim, eles falam que tem uma linha econômica de 29,90 que não está disponível em PELO MENOS 3 bairros da cidade, envolvendo o centro (sim eu liguei 3 vezes e simulei que morava em 3 lugares diferentes). Dai eu sou obrigado a colocar SOMENTE a linha mais cara (coincidência não?). Dai eu sou obrigado a escolher entre pagar a mais pelo speedy de 2mb (o de 4mb não tem na minha rua) ou ficar com uma internet que não me deixa baixar nada…

    Ou seja perdeu preiboi

    ______________________________________________________________
    Sem assinatura por enquanto!

    #238036

    Cristiano Waster
    Participante

    Sem problemas, opiniões em comum se somam para que um objetivo seja alcançado![/modo revolucionário]

    O duro é enfrentar esse monopólio (em algumas cidades ou é isso ou o terrível 3G).
    Temo passar pelo mesmo problema, visto que provavelmente eu volte pro interior e por lá vigora a mesma regra e pior, muitas vezes dizem que não há disponibilidade de speedy para aquela linha (no centro da cidade).

    Assinatura? Só na presença de meus advogados!
    Não me sigam, estou perdido…

    #238037

    imhoteep
    Participante

    Cara é assim, a linha telefônica está na PAREDE de casa NEM INSTALAÇÃO eles teriam que fazer… É mais do que perfeitamente viável oferecer o serviço sem a linha telefônica….

    Eu juro que MUITAS vezes eu penso em fazer direito pra poder processar todas essas empresas. Elas fazem coisas absurdas e nós consumidores ficamos atônicos e deixamos que elas comam NOSSOS CUs sem KY[ai] e NINGUÉM faz nada…

    Desculpem pelo final do post/desabafo… mas isso me REVOLTA MUITO.

    ______________________________________________________________
    Sem assinatura por enquanto!

    #238038

    imhoteep
    Participante

    Olha Cwaster, dependendo da cidade que vc ficará tem coisa até pior… Tem lugar que vc não acha nem internet banda larga cara…

    A verdade é uma só a gente é obrigado a engolir as coisas sem falar nada pq simplesmente é o único serviço oferecido….

    ______________________________________________________________
    Sem assinatura por enquanto!

    #238039

    carituS
    Participante

    Sabe do pior? No site da Anatel, mais especificamente na sessão de dúvidas frequentes com relação a internet, tem um parágrafo que é bem claro:

    Anatel wrote:
    9. Uma pessoa física ou jurídica que desejar contratar o acesso banda larga de uma empresa autorizada pela Anatel precisa obrigatoriamente contratar também um telefone fixo (Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC)?

    Não. O art. 50 do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), aprovado pela Resolução n.º 272, de 9 de agosto de 2001, dispõe que é vedado à prestadora condicionar a oferta do SCM à aquisição de qualquer outro serviço ou facilidade, oferecido por seu intermédio ou de suas coligadas, controladas ou controladoras, ou condicionar vantagens ao assinante à compra de outras aplicações ou de serviços adicionais ao SCM, ainda que prestados por terceiros. O Código de Defesa do Consumidor também estabelece que é vedado ao fornecedor de serviços condicionar o seu fornecimento ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.

    Nesse contexto, vale destacar, ainda, o disposto no inciso XV do artigo 59 do Regulamento do SCM, dispondo que o assinante tem direito a não ser obrigado ou induzido a adquirir bens ou equipamentos que não sejam de seu interesse, bem como a não ser compelido a se submeter a qualquer condição, salvo diante de questão de ordem técnica, para recebimento do serviço.

    Assim, os interessados podem contratar por exemplo o acesso via tecnologia ADSL (Serviço de Comunicação Multimídia – SCM), independentemente da existência de um telefone fixo associado. O interessado só deve contratar os dois serviços, “Banda Larga ADSL” (SCM) e “telefonia fixa” (STFC), se for do seu interesse.

    As empresas que exigirem dos interessados a prévia aquisição de qualquer outro serviço ou facilidade para a posterior contratação do serviço de banda larga, estarão contrariando o disposto no art. 39 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n.° 8.078, de 11 de setembro de 1990) além do estabelecido no artigo 50 do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia, sujeitando-se as infratoras às sanções previstas na regulamentação.

    Mas isso aqui o, ooooo… é um pouquinho de Brasil ia, iaaaaaa…

    #238040

    imhoteep
    Participante

    Vou ligar NESSE SEGUNDO pra Speedy e transcrever a conversa aqui… Vamos ver o que acontece.

    A: Boa noite, em que posso ajuda-lo?
    Eu: Gostaria de adquirir speedy
    A: Qual o numero do telefone com DDD?
    Eu: Não tenho.
    A: Nesse caso o senhor teria que adquirir o telefone fixo.
    Eu: Mas eu estou com as regras da ANATEL aqui que dizem que eu NÃO sou obrigado a adquirir uma linha telefônica para ter o speedy.
    A: Só um minuto vou averiguar a informação…
    5 minutos de espera…
    A: Senhor a empresa não sabe disso.. blablabla me passaram pro setor responsável. Pois pedi para fazer uma denúncia.

    Setor responsável
    A: Senhor qual o problema?
    Eu: Expliquei a situação e MANDEI O LINK DO ARTIGO DA ANATEL
    [Em conversa com outra pessoa estou ouvindo pelo telefone, o cara ta argumentando que ta escrito no site da anatel e a empresa pode tomar multa se não cumprir]

    OWNED ESSA PARTE É LINDA

    A: Senhor o senhor está correto, PEÇO DESCULPAS PELA INFORMAÇÃO INCORRETA QUE A GAROTA DO SETOR DE VENDAS LHE FORNEÇEU e estarei lhe passando um numero de protocolo para que o senhor possa realizar a compra do speedy sem comprar a linha telefonica.

    Mais 5 minutos de espera…. nada de protocolo ainda o atendente pegou meu CPF e meu nome completo.

    PROTOCOLO PASSADO, AINDA NÃO LIGUEI. MAS COM CERTEZA LIGAREI…

    Fiz valer os meus direitos… FICA O INCENTIVO PRA QUEM TEM O MESMO PROBLEMA… ps vou ligar no virtua agora e brigar com o trafic shaping

    MUITO OBRIGADO CARITUS PELO TEXTO NOSSO PAIS PRECISA DE MAIS ATITUDES COMO A SUA

    ______________________________________________________________
    Sem assinatura por enquanto!

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 30 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.