Digital Drops Blog de Brinquedo

Venda casada?

Este tópico contém respostas, possui 16 vozes e foi atualizado pela última vez por  Cristiano Waster 5 anos, 1 meses atrás.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 30 do total)
  • Autor

imhoteep
    Participante

Recentemente postei no fórum o meu problema com o trafic shaping do virtua na cidade de Limeira – SP, pois bem, fui a busca de outro serviço de internet e descobri que a empresa Telefonica oferece na minha rua um serviço de internet de 2mb pelo preço de 89,90 mensais, SEM limite de download… O que resolveria meus problemas até entrar em contato com a empresa para assinar o serviço…

“Atendente: O senhor possui linha telefonica??”
    “Eu: não pq??”
    “Atendente: Para ter o serviço do Speedy é necessário assinar uma linha telefonica.”
    “Eu: A.. ok qual o preço das linhas??”
    “Atendente: Só um minuto senhor vou estar te transferindo para o setor…”
    “2 minutos depois….”
    “Atendente2: Senhor na sua rua só está disponível uma linha telefônica classica de 43,99, onde cada ligação não local será cobrada em conta”
    “Eu: Ok obrigado….”

Agora vem a pergunta…. Pra ter internet eu TENHO que comprar a linha telefônica… isso não caracteriza a famosa e ILEGAL Venda Casada?

Jones_Nathan
    Participante

Acho que é o natural, visto que o acesso é fornecido via linha telefônica do mesmo jeito.

Aqui também sou obrigado (independente de operadora) á ter de pagar a linha de telefone inclusa. :(

snague
    Membro

A internet vem pela linha telefonica. Logo ela é somente um serviço adicional, igual voce pedir um serviço de telefonista sem ter a linha telefonica.

Claro que em um mundo ideal seria Internet sem linha telefonica, mas isso somente com empresas de internet a Radio.

Opera

billyeu
    Participante

O jeito é esperar a internet junto com a energia eletrica xD, ou use uma internet wireless ._., ou a 3g…

livestrong
    Participante

A linha infelizmente é obrigatória, mas o plano não, essa de linha clássica de R$ 43.00 é balela.

Eu tinha a linha normal e migrei para a linha lazer (10 reais por mês, porém sem franquia, fora outras vantagens como tarifação somente do primeiro minuto em horários reduzidos, após as 21:00 hrs e de fim de semana… para eu que utiliza pouco compensa).

O que acontece é que eles não vão querer fazer essa migração de forma alguma (foi assim comigo e com todos amigos meus daqui do trampo), dizem que não tem disponibilizade, etc… mas aí você insiste, diz que é direito seu, ameaça ir ao procon, anatel, blá blá blá, até que eles transferem a ligação para a “entidade” responsável que acaba autorizando.

Boa sorte!

“Desistir nunca foi uma opção” – Lance Armstrong.

marcoso
    Participante

Aqui em PE tambem ocorre isto, com Velox e Oi fixo

http://www.fabricadehumor.com

Cristiano Waster
    Participante

Também acho abusivo e concordo com você quando diz que é venda casada (e isso falando como advogado).

Por vários motivos:
    1 – É possível e economicamente viável que a telefonica forneça apenas o speedy, bloqueando a função de utilizar a linha para fazer ligações.
    2 – Muitas empresas que fornecem o serviço de internet têm a opção de fornecer apenas a internet (AJATO da TVA e NET são exemplos)
    3 – As operadoras que disponibilizam o 3G fornecem um chip que você utilizará apenas para dados.

Não consigo ver justificativa para ainda ser necessário a aquisição da linha telefônica em conjunto com o speedy…

Assinatura? Só na presença de meus advogados!
    Não me sigam, estou perdido…

Anônimo

Cara, realmente vc tocou num ponto interessante que nunca vi ninguém abordar desse jeito! (5 estrelas para o seu post)

Era só a Telefônica adotar o mesmo modelo das operadoras de 3G, elas têm um plano de dados e de voz. E vc não é obrigado a contratar o de voz só para ter o 3G.

O Speedy (ADSL) usa cabos telefônicos, a linha física chegando a sua residência, vc realmente têm que ter (daí eles poderiam cobrar uma taxa de instalação), mas, concordo com vc, acho que eles poderiam cobrar só o acesso à internet. Bastaria barrar as ligações normais ou, se a tecnologia não permite, poderiam taxar alguma eventual ligação normal feita pela linha contratada com valores nada amigáveis.

Acho que deve haver alguma legislação (ou regras da ANATEL) regulando a forma como se oferece o serviço, daí, a Telefônica ficaria amarrada a esse modelo de comercialização.

Mas tb existia uma regra que dizia que vc têm que contratar um provedor, além do operador do meio (onde trafegam os dados), isso não impediu o pessoal entrar na justiça contra as operadoras de TV à cabo.

EDIT: só vi agora que o cwaster, que é advogado, comentou dizendo praticamente a mesma coisa. É que eu resolvi comentar num editor de texto e depois colar no formulário de envio, mas isso não justifica, o que houve foi que realmente demorei a postar e não fiz um refresh na página antes.

imhoteep
    Participante

É assim, eles falam que tem uma linha econômica de 29,90 que não está disponível em PELO MENOS 3 bairros da cidade, envolvendo o centro (sim eu liguei 3 vezes e simulei que morava em 3 lugares diferentes). Dai eu sou obrigado a colocar SOMENTE a linha mais cara (coincidência não?). Dai eu sou obrigado a escolher entre pagar a mais pelo speedy de 2mb (o de 4mb não tem na minha rua) ou ficar com uma internet que não me deixa baixar nada…

Ou seja perdeu preiboi

Cristiano Waster
    Participante

Sem problemas, opiniões em comum se somam para que um objetivo seja alcançado![/modo revolucionário]

O duro é enfrentar esse monopólio (em algumas cidades ou é isso ou o terrível 3G).
    Temo passar pelo mesmo problema, visto que provavelmente eu volte pro interior e por lá vigora a mesma regra e pior, muitas vezes dizem que não há disponibilidade de speedy para aquela linha (no centro da cidade).

Assinatura? Só na presença de meus advogados!
    Não me sigam, estou perdido…

imhoteep
    Participante

Cara é assim, a linha telefônica está na PAREDE de casa NEM INSTALAÇÃO eles teriam que fazer… É mais do que perfeitamente viável oferecer o serviço sem a linha telefônica….

Eu juro que MUITAS vezes eu penso em fazer direito pra poder processar todas essas empresas. Elas fazem coisas absurdas e nós consumidores ficamos atônicos e deixamos que elas comam NOSSOS CUs sem KY[ai] e NINGUÉM faz nada…

Desculpem pelo final do post/desabafo… mas isso me REVOLTA MUITO.

imhoteep
    Participante

Olha Cwaster, dependendo da cidade que vc ficará tem coisa até pior… Tem lugar que vc não acha nem internet banda larga cara…

A verdade é uma só a gente é obrigado a engolir as coisas sem falar nada pq simplesmente é o único serviço oferecido….

carituS
    Participante

Sabe do pior? No site da Anatel, mais especificamente na sessão de dúvidas frequentes com relação a internet, tem um parágrafo que é bem claro:

Anatel wrote:
    9. Uma pessoa física ou jurídica que desejar contratar o acesso banda larga de uma empresa autorizada pela Anatel precisa obrigatoriamente contratar também um telefone fixo (Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC)?

Não. O art. 50 do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), aprovado pela Resolução n.º 272, de 9 de agosto de 2001, dispõe que é vedado à prestadora condicionar a oferta do SCM à aquisição de qualquer outro serviço ou facilidade, oferecido por seu intermédio ou de suas coligadas, controladas ou controladoras, ou condicionar vantagens ao assinante à compra de outras aplicações ou de serviços adicionais ao SCM, ainda que prestados por terceiros. O Código de Defesa do Consumidor também estabelece que é vedado ao fornecedor de serviços condicionar o seu fornecimento ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.

Nesse contexto, vale destacar, ainda, o disposto no inciso XV do artigo 59 do Regulamento do SCM, dispondo que o assinante tem direito a não ser obrigado ou induzido a adquirir bens ou equipamentos que não sejam de seu interesse, bem como a não ser compelido a se submeter a qualquer condição, salvo diante de questão de ordem técnica, para recebimento do serviço.

Assim, os interessados podem contratar por exemplo o acesso via tecnologia ADSL (Serviço de Comunicação Multimídia – SCM), independentemente da existência de um telefone fixo associado. O interessado só deve contratar os dois serviços, “Banda Larga ADSL” (SCM) e “telefonia fixa” (STFC), se for do seu interesse.

As empresas que exigirem dos interessados a prévia aquisição de qualquer outro serviço ou facilidade para a posterior contratação do serviço de banda larga, estarão contrariando o disposto no art. 39 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n.° 8.078, de 11 de setembro de 1990) além do estabelecido no artigo 50 do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia, sujeitando-se as infratoras às sanções previstas na regulamentação.

Mas isso aqui o, ooooo… é um pouquinho de Brasil ia, iaaaaaa…

imhoteep
    Participante

Vou ligar NESSE SEGUNDO pra Speedy e transcrever a conversa aqui… Vamos ver o que acontece.

A: Boa noite, em que posso ajuda-lo?
    Eu: Gostaria de adquirir speedy
    A: Qual o numero do telefone com DDD?
    Eu: Não tenho.
    A: Nesse caso o senhor teria que adquirir o telefone fixo.
    Eu: Mas eu estou com as regras da ANATEL aqui que dizem que eu NÃO sou obrigado a adquirir uma linha telefônica para ter o speedy.
    A: Só um minuto vou averiguar a informação…
    5 minutos de espera…
    A: Senhor a empresa não sabe disso.. blablabla me passaram pro setor responsável. Pois pedi para fazer uma denúncia.

Setor responsável
    A: Senhor qual o problema?
    Eu: Expliquei a situação e MANDEI O LINK DO ARTIGO DA ANATEL
    [Em conversa com outra pessoa estou ouvindo pelo telefone, o cara ta argumentando que ta escrito no site da anatel e a empresa pode tomar multa se não cumprir]

OWNED ESSA PARTE É LINDA

A: Senhor o senhor está correto, PEÇO DESCULPAS PELA INFORMAÇÃO INCORRETA QUE A GAROTA DO SETOR DE VENDAS LHE FORNEÇEU e estarei lhe passando um numero de protocolo para que o senhor possa realizar a compra do speedy sem comprar a linha telefonica.

Mais 5 minutos de espera…. nada de protocolo ainda o atendente pegou meu CPF e meu nome completo.

PROTOCOLO PASSADO, AINDA NÃO LIGUEI. MAS COM CERTEZA LIGAREI…

Fiz valer os meus direitos… FICA O INCENTIVO PRA QUEM TEM O MESMO PROBLEMA… ps vou ligar no virtua agora e brigar com o trafic shaping

MUITO OBRIGADO CARITUS PELO TEXTO NOSSO PAIS PRECISA DE MAIS ATITUDES COMO A SUA

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 30 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.