Digital Drops Blog de Brinquedo

Pontos de foco

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  cassioborba 5 anos, 6 mes atrás.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor

cassioborba
    Participante

Lendo o tópico do ironman_br, percebi que uma das maiores diferenças entre a Nikon D60 e D80 são os pontos de foco (3 pra D60 e 11 pra D80). O que são eles? Trata-se de uma característica do modo AF?

sricanesh
    Membro

Xará,

Sim, é uma característica do sistema AF. Os pontos de foco são os locais no quadro onde a camera consegue detectar alguma coisa e fazer o foco. A quantidade varia de acordo com a camera, algumas tem + de 50 pontos de foco.

Na prática você acaba não usando muitos pois se deixar isso totalmente automático a câmera pode focar em algum lugar que vc não pretendia. Eu deixo apenas o do meio ativo, ai eu foco onde eu quero e movimento a câmera levemente para compor a cena.

Cassio R Eskelsen

Mackanov
    Participante

Os pontos de foco ajudam também no foco contínuo, bom especialmente pra esportes, onde você foca um objeto e a câmera “segue” o objeto com o foco, independente de onde ele estiver no quadro (desde que haja um ponto de foco ali). A D80 faz algumas coisas assustadoras nesse sentido, como quando eu fui tirar uma foto de uma corrida de motocross, e ela seguia as motos mesmo quando elas passavam por trás de outros objetos.
    As Nikon mais novas então, nem se fala. Pode deixar o foco pra usar todos os pontos, e ela praticamente “adivinha” qual o sujeito da foto. A tecnologia dessas câmeras me deixa com medo. :O

cassioborba
    Participante

valeu galera (:

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.