"E não é q funciona mesmo?" -- Este era o título do tópico até segundos atrás, mas lembrei q já discutimos isso aqui. Graças ao AceKiller (neste outro tópico) e de ter comprado mais memória pra minha máquina, tomei coragem, montei maquinas virtuais usando o VirtualPC e brinquei bastante com o programinha.
Este é o Windows Vista Ultimate x86 q acabou de ser instalado no num micrinho aqui em casa.
Imagem--Instalação Original
Percebam q não tenho muito HD nesta máquina.
E agora depois de usar o vLite, uma imagem do Vista acabado de ser instalado.
Imagem--Instalação usando o vLite
A isntalação toda deu 3,38GB. Agora só instalar updates e colocar os programas q precisar. Melhor, ne?
ok, ok, ok.. Admito! Tirei o arquivo de paginação q me abriu mais 1 giga no HD, mas mesmo assim foram 2,5GB a menos do q a instalação original.
Passo-a-passo
Para usar o vLite, primeiro vc tem q copiar o DVD do Vista para dentro da sua maquina. (descompactar de um ISO não dará muito certo)
Imagem--Selecionar onde vc colou o conteúdo do DVD do Vista
Imagem--Depois, q partes do instalador do Vista sofrerá alterações
Imagem--Caso tenha algum hotfix previamente baixado para colocar
Aqui estão os itens q removi do Vista:
Imagem--Acessórios
Imagem--Drivers
Removi os games.
Imagem--Hardware
Imagem--Linguagens -- óbivio
Imagem--Multimedia -- Eu não resisti e coloquei de volta o Aero!--Detesto este tema Win95!
Imagem--Network
Imagem--Serviços -- aqui realmente preciso de ajuda pra remover itens 
Imagem--Sistemas
Imagem--Ainda vc pode pré-configurar uns item do sistema operacional
Imagem--Configurações para automatizar o instalador do Vista.
Pule o gerar ISO por enquanto.
Imagem--Aplique as alterações e remoções q vc fez -- aviso: ao aplicar o vLite vai alterar a pasta onde foi colado o conteúdo do DVD.
Imagem--Agora sim, por ultimo, gere o ISO.
Imagem--Comparação de tamanho entre o DVD e o ISO gerado.
Queime o DVD e brinque com seu Vista vLite!! Aproveite o domingão!!
O melhor de tudo é q o windows update não tenta atualizar itens q não estão isntalados. 
Muito mais ainda pode ser tirado (quem tiver dicas de itens opcionais q possam ser removídos, compartilhe conosco) e outros tipos de pesonalização pode ser feito, modularizando. Focos diferentes para o mesmo OS.
Existe um problema com o SP1 do Vista, mas na home vc encontra como resolver isso. Eu nã testei ainda.
Este programa serviu muito pra aprender mais sobre o Windows e seus componentes. Mostra que por mais q agente pense q conheçamos a fundo o Windows, descobrimos q não sabemos tudo.
Espero q tenham gostado.
te+
ps: eu não consigo colocar imagens direto no post.
http://www.g1.com.br/tecnologia
Eu tirei o media center, não vi utilidade real naquilo.
Sobre serviços que podem ser desativados artigo da Wired dá algumas sugestões.
Oia. legal! Vou ler com calma este artigo.
Valeu.
http://www.g1.com.br/tecnologia
Não tem como traduzir as dicas para nós que não sabemos ler em inglês? 
-------------
Eu esqueço tudo, sou muito cabeçudo. \o/ <- Pessoa normal, eu -> \O/
Membro desde: 26-Jun-2007
555 tibs