tomboderider's picture
Usuário Windows

Membro desde: 26-Jun-2007
555 tibs
vLite 1.1.6 b2 -- Windows modular aqui!
13/04/2008 - 05:19

"E não é q funciona mesmo?" -- Este era o título do tópico até segundos atrás, mas lembrei q já discutimos isso aqui. Graças ao AceKiller (neste outro tópico) e de ter comprado mais memória pra minha máquina, tomei coragem, montei maquinas virtuais usando o VirtualPC e brinquei bastante com o programinha.

Este é o Windows Vista Ultimate x86 q acabou de ser instalado no num micrinho aqui em casa.
Imagem--Instalação Original
Percebam q não tenho muito HD nesta máquina.

E agora depois de usar o vLite, uma imagem do Vista acabado de ser instalado.
Imagem--Instalação usando o vLite
A isntalação toda deu 3,38GB. Agora só instalar updates e colocar os programas q precisar. Melhor, ne?
ok, ok, ok.. Admito! Tirei o arquivo de paginação q me abriu mais 1 giga no HD, mas mesmo assim foram 2,5GB a menos do q a instalação original.

Passo-a-passo
Para usar o vLite, primeiro vc tem q copiar o DVD do Vista para dentro da sua maquina. (descompactar de um ISO não dará muito certo)
Imagem--Selecionar onde vc colou o conteúdo do DVD do Vista
Imagem--Depois, q partes do instalador do Vista sofrerá alterações
Imagem--Caso tenha algum hotfix previamente baixado para colocar

Aqui estão os itens q removi do Vista:
Imagem--Acessórios
Imagem--Drivers
Removi os games.
Imagem--Hardware
Imagem--Linguagens -- óbivio
Imagem--Multimedia -- Eu não resisti e coloquei de volta o Aero!--Detesto este tema Win95!
Imagem--Network
Imagem--Serviços -- aqui realmente preciso de ajuda pra remover itens Sticking out tongue
Imagem--Sistemas

Imagem--Ainda vc pode pré-configurar uns item do sistema operacional

Imagem--Configurações para automatizar o instalador do Vista.

Pule o gerar ISO por enquanto.

Imagem--Aplique as alterações e remoções q vc fez -- aviso: ao aplicar o vLite vai alterar a pasta onde foi colado o conteúdo do DVD.

Imagem--Agora sim, por ultimo, gere o ISO.

Imagem--Comparação de tamanho entre o DVD e o ISO gerado.

Queime o DVD e brinque com seu Vista vLite!! Aproveite o domingão!!

O melhor de tudo é q o windows update não tenta atualizar itens q não estão isntalados. Smiling

Muito mais ainda pode ser tirado (quem tiver dicas de itens opcionais q possam ser removídos, compartilhe conosco) e outros tipos de pesonalização pode ser feito, modularizando. Focos diferentes para o mesmo OS.

Existe um problema com o SP1 do Vista, mas na home vc encontra como resolver isso. Eu nã testei ainda.

Este programa serviu muito pra aprender mais sobre o Windows e seus componentes. Mostra que por mais q agente pense q conheçamos a fundo o Windows, descobrimos q não sabemos tudo.

Espero q tenham gostado.

te+

ps: eu não consigo colocar imagens direto no post.

http://www.g1.com.br/tecnologia

Natchan2008's picture
Membro desde: 11-Jan-2008
334 tibs
+ conexão
Re: vLite 1.1.6 b2 -- Windows modular aqui!
13/04/2008 - 05:52

Eu tirei o media center, não vi utilidade real naquilo. Smiling

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
"Votei no Meio Bit como melhor blog de tecnologia!"

Ubiratan.apo's picture
usuário VIP

Membro desde: 29-Fev-2008
1297 tibs
+ conexão
Re: vLite 1.1.6 b2 -- Windows modular aqui!
13/04/2008 - 10:52

Sobre serviços que podem ser desativados artigo da Wired dá algumas sugestões.

Quote:
Some examples of services you may not need: Secondary Logon, Remote Registry, Computer Browser, KtmRm for Distributed Transaction Coordinator, Tablet PC Input Service and Distributed Link Tracking Client. There are dozens more. Sift through them and run a few rigorous web searches to see if you need all of them.
Use caution. If you disable the Computer Browser service, for example, you might find that you can no longer connect to computers on your local network. Before you make any changes to services, see if you can find a source that quantifies the exact performance gain you'll see from making this change. Many will only reclaim a few megabytes of RAM.

tomboderider's picture
Usuário Windows

Membro desde: 26-Jun-2007
555 tibs
+ conexão
Re: Re: vLite 1.1.6 b2 -- Windows modular aqui!
13/04/2008 - 13:48

Oia. legal! Vou ler com calma este artigo.
Valeu.

http://www.g1.com.br/tecnologia

Hawk's picture
usuário VIP

Membro desde: 28-Set-2006
331 tibs
+ conexão
Re: Re: vLite 1.1.6 b2 -- Windows modular aqui!
24/04/2008 - 10:43

Não tem como traduzir as dicas para nós que não sabemos ler em inglês? Laughing out loud

-------------
Eu esqueço tudo, sou muito cabeçudo. \o/ <- Pessoa normal, eu -> \O/

Opções de exibição de comentários

Selecione seu modo de exibição dos comentários favorito e clique "Salvar opções" para ativar suas mudanças.

Conexão

Design Wenetus