[quote]Sei que é necessário atualizar TODOS os drivers, mas mesmo assim, tanto o consumo de espaço de disco como o consumo de CPU em uma operação APARENTEMENTE simples, são indicadores de um SO nada leve.[/quote]
Espaço em disco:
O menor HD que se vende hoje, pelo menos aqui no interior de São Paulo, é um de 160GB. Nenhum PC sai da loja com menos do que isso, e 95% deles saem com um HD de 250GB.
Já poderia dizer que 11GB para um SO inteiro, hoje, seria algo irrisório perante o espaço em disco disponível, e sua conclusão de que ele seja "pesado" me parece um pouco exagerada.
Talvez comparando com o Windows XP, porém o Windows XP data de 2001. E talvez comparando com distribuições Linux, porém, uma instalação decente de um OpenSuSE ocupa, sei lá, uns 5GB?
E mesmo nestes termos, o valor que você aponta não é real. Você pode ler
aqui (já que você diz que eu pouco fundamento minhas teses com links externos), que uma instalação normal do Windows Seven ocupa menos de 6GB.
O que deve ocorrer é que você está calculando o espaço usado no drive C, somando com arquivo de hibernação e pagefile, o que certamente não é válido para fins de "peso" (segundo sua concepção).
O que torna o Windows Seven "tão pesado" quanto uma instalação corriqueira de alguma distribuição linux mais robusta, que por padrão não inclui coisas bem grandes como um Media Center, por exemplo.
Logo, espero ter refutado seu argumento sobre o espaço.
Purble Place e sua utilização de CPU:
Neste caso, é mais simples ainda: Todos os jogos do Vista (e consequentemente do Seven) usam DirectX para sua renderização por padrão, e só são renderizados via software quando não há aceleração Dx disponível. Muito provavelmente você não esteja rodando o driver da placa de vídeo, já que, aqui (e em todos os PCs com o Vista que eu testei, e no meu note aonde já testei o Seven), o uso de CPU jogando os jogos padrão do windows é irrisório.
Qual o seu notebook, qual a aceleração gráfica que o acompanha, e o aero estava ativado ou não?
Outras considerações:
Você está falando de um BETA. Refutado o seu ponto do "peso devido ao espaço que ocupa", sobra a questão do Purble Place. Embora eu ache que julgar um SO todo devido a um joguinho de assar bolo seja completamente insano, vamos considerar que de fato haja algum problema que torne o jogo extremamente pesado. Por ser uma versão beta, está sujeito a tais problemas, e, dado o modo em que o mesmo jogo corre no Vista, é bem provável que, SE houver de fato algum problema no tal joguinho, seja corrigido na versão final do sistema.
Por isso, rejeito sua análise: Me parece superficial e errônea (motivos apontados acima) e, levanto uma questão que me parece bem pertinente dada a quantidade de comentários com o mesmo teor que lí ultimamente: Estas análises baseadas em argumentos fora da realidade, não seriam uma forma de FUD contra a Microsoft, por disposições contrárias a mesma?
Porque, se eu faço uma análise completamente parcial e errônea feito esta de uma distribuição Linux qualquer, era isso que iriam dizer.