Depende. Filmes em DVD (e no cinema) já tem o formato wide nativo. Claro que é melhor um monitor wide nesses casos. Alguns videogames, como o xbox 360, têm suporte total a wide; não sei quanto a jogos de PC, estou muito desatualizado.
Adquiri meu primeiro wide tem 6 meses, e só agora estou me acostumando. Pra usar como desktop, fica parecendo que tem espaço "demais", talvez porque estou acostumado com 4:3 em todos os computadores que eu já tive, faz mais de 10 anos.
Como meu notebook já veio com o Google Desktop, usava o espaço "a mais" pra barra lateral, deixando a janela dos programas no tamanho antigo. Embora isso possa ser chamado de aproveitar o espaço, é engraçado porque em 4:3 sempre maximizei as janelas, cobrindo tudo que estivesse atrás, sem me distrair. E várias vezes as janelas na "área extra" já me distraíram. Pra alguns, pode ser ganho de produtividade ter um relógio, um calendário, ou um leitor de rss ou outro gadget/widget. Pra mim confunde.
Depois de um bom tempo me acostumei com a janela do winamp "encolhida" pro modo onde ocupa um espaço mínimo, e uma janela do medidor de downloads, tudo numa linha horizontal do mesmo tamanho da taskbar e logo acima dela.
Pra visualizar os sites, tem MUITO site onde acabo com duas barras enormes e imensas desperdiçadas na tela. Acho que os desenvolvedores têm que passar a levar esse fator em consideração. Aqui no meiobit mesmo, fica estranho...
Pra ver filmes, uso o Media Player Classic e é muito bom. Tem uma opção onde pode mudar o aspect ratio, tanto com pan & scan quanto com zoom ou crop.
A única coisa que ainda me chateia é que os papéis de parede são imensamente mais fáceis de encontrar em 4:3, e tem que abrir mão de muitos papéis de parede favoritos, porque o padrão do windows é "esticar" e fica MUITO feio. Ou cortar manualmente.