E não é exatamente por isso que elas vendem o pacote de "ilimitado"?
Porque se você pagasse o que você usa sairia muito mais em conta... para você!
Funciona mais ou menos assim: SE eu assinei um plano de 256Kb, teoricamente eu teria direito a utilizar esses 256Kb o dia inteiro, a semana inteira, o mês inteiro.Mas "ninguem" faz isso. E todo o protocolo TCP/IP é "pensado" dessa forma, consequentemente os planos das operadoras.
Se eu fosse pagar pelo que eu uso, quem usa só para ler e-mails/visitar redes sociais e afins, como citado na reportagem, pagaria uma quantia simbólica, e logo iriam querer aumentar a velocidade. E mais uma vez eles teriam um gargalo, porque eles não conseguiriam entregar essa quantidade de dados tão rapido.
Se eles fossem entregar a conexão de 2Mb(da maneira ideal) em uma cidade como SP, imagine o tamanho do canal que eles precisariam?
Não achei a reportagem tão tendenciosa assim. Ela focou na realidade, mais, de qualquer forma, eu continuo não acreditando em revistas(blogs e etc) que vivem da propaganda direta(como o IDGNow, o meiobit "vive" do Adsense, até onde eu sei pelo menos)
Sobre as operadoras, a Oi, aqui no sul de minas é quem "comanda". No plano Oi Conta total, eles te empurram uma idéia de pegar o plano com internet de "até 1Mb" (sujeito a condições técnicas). O problema é que são pouquissimos os lugares que conseguiram pegar esse sinal. Como se isso já não bastasse, se você pegou esse plano, e depois descobriu que lá você só teria 512K por exemplo, você é obrigado por contrato a continuar com o plano. Como descobrir se onde você mora tem o sinal? Não tem como. Por sorte eu peguei o de 256K. E o sinal é horrivel. Ele simplesmente "some" várias vezes durante o mês.Não estou falando de traffic Shapping, estou falando de 0 de sinal... A desculpa? Manutenção. Um ultimo adendo, o modem que eles fornecem é uma porcaria, com menos de 6 meses o primeiro já estragou, o outro ta durando até hoje(uns 3 anos), mas desconfio que o motivo dos problemas sejam ele.