O que esquentar menos, eu acho.
Tenho um tijolão da Quantum (
não lembro a rotação) de 8GB PATA que tem sete anos e o SMART ainda não acusou muito. Lógico que não confio tanto num SMART de um HD tão antigo. Mas como não tive bad blocks, a temperatura dele é por volta de 35ºC e ainda é relativamente silencioso, uso esse HD, de vez em quando, num PC secundário.
Tenho um slim da Seagate (
160GB, SATA-300, 7200RPM) há um ano que, incrivelmente, consegue ser mais frio que o meu gabinete, por volta dos 30, 31ºC (!). Isso sem falar que nunca fez barulho algum até hoje. Comprei ele numa distribuidora local da Seagate aqui no Ceará.
Tenho dois da Samsung: um PATA de 80GB, 7200, tamanho tijolão padrão, que morreu com um ano e meio de uso. Já o slim PATA de 40GB esquenta demais, beirando os 50ºC, e, apesar de não fazer barulho, está durando dois anos, mesmo esquentando tanto quanto o irmão tijolão.
O único da WD que tenho, PATA tijolão de 10GB, tem basicamente a mesma idade do Quantum, um ano a menos, na verdade, e, assim como o Quantum está durando até bem no PC secundário, apesar de chegar mais próximo aos 40ºC.
Eu recomendo HDs que não esquentem em demasia, mas vale a máxima do custo benefício e/ou preferência pelo fabricante e suas formas de garantia do produto.