Acompanhe
Melhores marcas em minha opnião: Linksys (Cisco), Netgear e 3Com. Fuja da D-Link, por experiência pessoal. :(
Você precisa de um roteador cabeado?
Ou é Wi-Fi 802.11 a/b/g/n?
:?
_ _ _ _ _ _ _
<small>Linke para mim. Mas linke direito. E o esquerdo, também, cara!</small>
Assinatura? Nem pensar! Nunca entenderiam minha letra, minha sorte e que meu Blog não é manuscrito! :P
Assinatura?
Nem pensar, nunca entenderiam minha letra! Sorte que meu twitter não é manuscrito! :P
D-Link não é o caos como todos falam :) . Existem "roteadores" e Roteadores (com R maiúsculo)...
Modelos Entry-level (Baixo custo) como a série DI-5x4(504, 524), série DI-6x4(604, 624, 624S e 624MiMo) e Série WBR (são os 5x4 e 6x4 rebatizados) são modelos de baixo custo, voltado para o usuário que apenas vai usar a internet para acessar "orCut", "emiessieni" e ver aqueles vídeos do "Iutubi". Esses roteadores normalmente usam chipset Atheros rodando a 166 MHz, possuem 1MB de flash e 8MB de ram. Resultado: Qualquer aplicaçãozinha um pouco mais pesada consegue fácilmente abarrotar a tabela de tradução de endereço deles, e graças ao flash de 1MB, não é possível fazer nenhuma modificação com uma ROM 3rd party nele.
O Famoso WRT54g a partir da revisão 5 passou a ser considerado um entry-level. Ele utiliza processador Broadcom a 200MHz (dá pra realizar um overclock, mas ele esquenta muito!), 2MB de flash (é possível instalar algumas firmwares modificadas), e apenas 8MB de ram (até a revisão 4 ele possuia 16MB). 8MB de ram faz muita diferença quando existem 600 conexões pinduradas sendo gerenciadas.
Modelos voltados para pequenas empresas e escritórios já possuem um hardware infinitamente superior. Ai tem a série DIR-3x0, que já segue um projeto muito mais novo que qualquer roteador da série "DI".
No Brasil é possível encontrar o modelo DIR-300, que possui chipset Atheros (não sei a frequência), 4MB de flash e 16MB de ram. Esses roteadores aguentam muito mais conexões paralelas e seu processador não "abre o bico" tão facilmente. Para um usuário "normal", o DIR-300 é mais que suficiente. (Na questão de recursos e funções, ele é uma cópia do WRT54g V4 da Linksys, usando chipset Atheros)
Se você for um usuário "modder", vai preferir o DIR-320, que usa chipset Broadcom rodando a 240MHz, 4MB de flash e 32MB de ram, além de uma porta USB. Esses roteadores não só conseguem gerenciar um trafego de dados relativamente grande para uma rede doméstica, como conseguem também gerenciar impressoras (e com umas modificações, HDs, funcionando como um NAS). É possível modificá-lo para transformar o roteador em um sistema de download de (coloque seu protocolo P2P preferido aqui) autônomo. Funciona, e ele aguenta até que bem. }:)
DIR-6xx só se você tiver desesperado para implementar uma rede Wireless N, já que nenhum modelo anterior possuí Wireless N.
Cuidado pessoal, Existem "roteadores" e Roteadores...
Obs 1: Eu não trabalho para a D-Link.
Obs 2: Eu tenho um D-Link, assim como um WRT54g
Obs 3: A D-Link tá contratando?
Bom, eu tenho um WRT54Gv6 e ele me serviu bem por uns... 2 anos. Todo esse tempo com o DD-WRT mais novo da época. Atualmente o bicho tá me enchendo o saco que quero comprar outro. Sei que essa versão é Entry, mas até eu ter GVT10MB ele aguentava. Agora se eu mando baixar um torrent qualquer, ele vai lá e baixa a 1Mbps, mas o resto morre. Não navega, não faz nada. Isso sem falar que de vez em quando tenho que reiniciar o bicho por causa de muito tráfego UDP(crio servidor de TeamSpeak de vez em quando).
Ele funciona bem, mas pra conexões mais lentas. Meus torrents antigamente não davam pau :/
O fato é que quero comprar um novo, e aproveitar pra pegar um padrão N já. Que modelo vocês me indicam(um que funcione com DD-WRT preferencialmente)?
EDIT: metade do meu comentário foi apagado ao postar. Porquera.
Continuando então:
Tem esse TP-Link com 3 antenas que parece ter pelo menos bom alcance.
EDIT: está sem link porque o MeioBit tá cortando todos os meus links :/, mas é o único com 3 antenas no Submarino.
Fiquei de olho no Linksys WRT160N(já que gosto dessa marca), mas no Submarino não dá pra saber que versão é, e pela Wikipedia há pelo menos 4, com Broadcoms ou Ralinks, e variando entre 16MB e 32MB de RAM. Será que algum aguenta o tranco?
Nesse review(http://reviews.cnet.com/routers/linksys-wrt160n/4505-3319_7-32815481-2.html?tag=txt;continue) pelo menos há um teste de performance. Parece que o DIR-825 e o WRT320N parecem bons. Belkin nunca vi pra vender por essas bandas.
E então, alguma idéia?
PS: Há limite de links por comentário? Tive que editar trocentas vezes meu comentário pois a cada link o resto do comentário sumia :(
Também estou em busca de um novo router, mas o meu virá dos States.
Meus critérios preferenciais são: rede gigabit, excelente alcance, Wifi N e entrada USB para compartilhamento de impressora (principalmente) e talvez um hd externo.
Atualmente, estou entre os seguintes modelos:
- Belkin N+: Apenas 80 doletas, mas com reviews de tudo que é jeito, tem gente que adora e gente que detesta.
- DLink DIR655: Custa 90 doletas, tem reviews mais consistentes.
- Netgear WNDR3500: Custa 100 doletas, mas é um produto ultrapassado: o WNDR3700 o substituiu, mas custa 160 dólares (no way!)
- Linksys WRT160N com Storage Link: Custa 92 dólares, mas como é um modelo "upgrade", tem menos funções.
Vejo muita gente falando nos reviews sobre o router ser dual band ou monoband, que isso faria diferença.
Não entendo isso, vcs sabem do que se trata e qual a vantagem?
Alguma recomendação?
Abs!
Este tópico está fechado para novas respostas.