Não aconselho seguir fielmente os bench, geralmente existe muita confusão quanto a ventoinha e a potencia da mesma já que muitos coolers vem sem, e a pessoa não especifica que cooler usou ou exatamente se adicionou extras, enfim, uma lista muito grande de coolers você não sabe o que esta no conjunto.
Geralmente os cooler top e os de melhor qualidade vem sem a ventoinha pois os que vem com ventoinha acoplada não tem o que fazer, não da pra mete u turbo no bicho dai. :(
Como exemplo o atual e melhor cooler do mercado é o thermalright ifx 14. E se não me engano existe versão cobre que é melhor. Num radiador gigante desses você pode meter 2 ventoinhas e se der um jeito até 3! Agora imagine 3 ventoinhas de 133 CFM... (terremoto! }:) )
Então, em ordem de importância a vai:
1. fluxo de ar da ventoinha ou CFM, é bom ter em conta que haverá muito ruido com CFM absurdos como 133, quanto maior o CFM mais ar ele faz fluir entre as laminas do dissipador.
2. Área de contato do cooler, quanto maior, mais área para perder calor, porem esse elemento e alguns a seguir são diretamente dependentes entre si. Também não podemos esquecer que alguns arranjos como os dissipadores de pinos são melhores para dissipadores passivos por exemplo por conterem muita área de contato. (placa mãe)
3. Numero de pipes (se não me engano é isso :P ), quanto mais pipes (as torres maciças que conectam a base as laminas), melhor a transmissão e distribuição de calor da base para as laminas onde ele é dissipado. Isso influencia em diversos pontos, como quanto calor o ar total vai carregar para fora, em quanto tempo o dissipador se livra do calor da base, enfim a eficiência em se livrar do calor.
4. Material, aqui existem muitas técnicas dos fabricantes, como projetar os pipes com núcleo de cobre, a base de cobre e laminas de cobre... O ponto é que a diferença não consegue ser visível quando não se trata de um mesmo modelo de materiais diferentes, e mesmo assim não se ganha mais que 2 graus, sem contar que de o cobre é caro em demasiado.
6. por ultimo eu deixo todo o resto como base polida (você pode pedir para polirem para voce em uma relojoaria, com pó de diamante, não sai caro), pasta térmica, e então o bench :).
É importante lembrar que apesar de reeealmente difícil pode ocorrer a oxidação do alumínio por íons de qualquer tipo no ar. Se isso eventualmente se tornar um agravante você pode recorrer a produtos polidores como Brasso, ou até em casos extremos ferver o cooler em uma panela com limão (o acido dissolve os óxidos, e somente se o cooler for de um único material!!!)
Para proteger o cooler a cada 6 meses ou até mais você pode se livrar da sujeira dando um banho de álcool isopropílico no cooler, e limpar o computador usando compressor, que é relativamente barato, se não me engano 80 reais um compressor tipo esses de petshop.
Acho que dei todas as dicas :)
Every time a person mimimi in the world, is born a parsley...
But... There is nothing you can say to kill the parsley...
So... do not mimimi. Is for your safety!