Aqui vão alguns comentários.
[quote]Era um 6.4, estava tocando Engenheiros Acústico e o baixo do Fonseca em 4 sub's estava ensurdecedor![/quote]
Até hoje não entendi a necessidade de sistemas 6.4, um subwoofer é bom para assistir filmes, dois subwoofers ajudam a preservar o efeito estéreo quando se houve música (embora como os sons graves não são direcionais é necessária uma disposição de caixas muito boa e um ouvido muito apurado para perceber a diferença), agora 4 subs não vejo nenhuma utilidade, a não ser mostrar para os amigos que o meu é maior que o seu.
Sobre o baixo ensurdecedor é outro problema meu com os home theaters, os graves não ficam naturais, quando se está assistindo um filme é até divertido sentir as vibrações dos graves, mas com música o resultado é catastrófico, no meu equipamento os graves ficam regulados sempre no que acho melhor para ouvir música, já que a maioria de meus DVDs são de shows.
[quote]No equipamento constava HDMI 100% descompactado. Hã? Vai dizer que era compactado, então!? Pesquisei um pouco, mas não encontrei muita informação em português. O pouco que entendi é que ele dá uma melhorada no bagulho. E só.[/quote]
Quando se trabalha em formatos digitais descomprimidos sempre se obtém uma melhor qualidade de imagem e som, primeiro por que geralmente a compressão sacrifica a qualidade, exceto em formatos lossless, segundo porque elimina a carga do processador para descomprimir, o que diminui a possibilidade de gaps na imagem ou som.
[quote]Porém, do DVD saíam um cabo de video comum (aqueles amarelinhos) e os de som (vermelho-branco), ligados no receiver. Não seria melhor usar aqueles cabos HDMI e outras firulas pra aproveitar a qualidade da parada? Outra coisa que me confundiu ainda mais foi o comentário do Rocky neste tópico. Como assim, Bial? Cabo HDMI só é útil com Blu-Ray?[/quote]
Um cabo HDMI seria o mais indicado, mas a melhora de qualidade só seria percebida por poucos, vale o que escrevi no caso dos subs, isso depende da disposição das caixas no ambiente e da percepção do ouvinte, no caso do vídeo depende também da TV ligada ao aparelho, do seu posicionamento em relação ao espectador e a luminosidade do ambiente.
Como você estava em um Supermercado as condições de ambiente são praticamente impossíveis de preencher então um cabo HDMI não faria diferença nenhuma. Outro ponto é que equipamentos Sony não são Hi-end, sendo assim a diferença seria ainda mais imperceptível.
Finalmente, em audio nada substitui ainda as gravações analógicas (vinil), o motivo é simples, a maioria dos formatos digitais tende a cortar algumas frequencias não audíveis ao ouvido humano, o problema é que você não ouve, mas sente, então sua experiência sensorial fica incompleta, isso acontecia com o CD, DVD e foi parcialmente corrigida com o SACD e o DVD-A, mas esses formatos não emplacaram, não sei como o Blu-ray se comporta em audio, estou para ver.
Agora a resposta.
Um receiver a/v faz diferença?
Faz se você utilizar os melhores cabos, as caixas, tvs, players ou se você for muito sofisticado transportadores e decodificadores, uma fonte de alimentação filtrada, posicionar tudo de maneira correta em uma sala construída para a aparelhagem e com um ajuste fino de audio e vídeo.
Como pouca gente tem os recursos para isso vale a máxima do meu professor de somelier, vinho bom é o que você gosta, então extrapolando para a/v é, equipamento bom é o que atende suas necessidades, o restante são características técnicas sem muita utilidade.
Se donos de Sony revoltados quiserem ver equipamentos que são considerados hi-end, cliquem
aqui, ou para integrados hi-end cliquem
aqui.