Sabemos que existem linguagem de programação para criança, como
Kodu da MS,
Scratch do MIT,
Etoys,
Alice, entre outros.
Também já vimos
crianças recebendo certificação.
Hoje lendo meus feeds, me deparei com
a notícia de que um menino de 9 anos havia feito uma aplicação para o iPhone. E para minha surpresa, parece que a aplicação
é um sucesso.
Lembro que quando era pequeno eu desenvolvia "joguinhos" no computador. Mas naquela época, a única maneira de usar um computador era programando. Tinha um TK 85 que ao ligar só me dava um prompt para programar em Basic. E era o que chamávamos de "usar computador". Hoje a coisa já é bem diferente.
Tanto que
fico espantado com alguns alunos da faculdade que querem fazer computação e não têm a mínima noção do que é programar.
Voltando o assunto das crianças... parece que as coisas estão cada vez mais fáceis para quem quer programar graças à MS e Apple. Ao mesmo tempo tenho me deparado com alunos cada vez menos preparados e com sérias dificuldades em desenvolver algo sem copiar de algum lugar. Provavelmente é culpa de nossas escolas.
O que seria melhor fazer? Já que não vejo uma luz no fim do túnel para nossos problemas em educação, poderíamos utilizar crianças para desenvolver os aplicativos. Pelo menos eles não têm ainda os péssimos hábitos da grande maioria dos alunos. ;-) Brincadeira, pessoal. Não sou a favor da exploração do trabalho infantil.
Só que às vezes fico pensando que se algumas crianças começarem a se divertir desenvolvendo coisas brincando, daqui a pouco elas farão coisas tão boas (senão melhores) das que vejo muita "gente grande" fazendo por aí.
Eu ia me divertir muito vendo uma coisa dessas acontecer.
Por isso gosto tanto da computação. Em que outra área isso seria possível? :)
Certas notícias parecem simples, mas dão um certo alento para quem trabalha na área e tem um bom contato com a academia. Me parece que as coisas estão involuindo, embora notícias como essa mostrem que não estamos encaminhando para uma idiocrasia.
Alguma outra observação?
PS: sei que não dá para levar a sério as notícias da Info, mas "crayon" é meio forçado para a nossa realidade. Isso me faz lembrar "To Sir With Love" (Lulu), mas passa longe de já ter visto alguém usar essa palavra na infância. Espero que seja pura falta de tradução.